Etapa 37

Arzúa a pedrouzo

19 kms

Etapa confortável. A quilometragem é muito acessível e o perfil é liso. Um dos poucos inconvenientes que os peregrinos podem encontrar é que terão de atravessar a N-547 várias vezes sem a ajuda de passagens de peões. Todos eles na segunda metade da etapa. Neste dia, o caminhante avança ao longo de trilhos florestais tranquilos que ligam pequenas aldeias. A dispersão das casas é tal que em algumas alturas é difícil saber quando uma termina e a próxima começa. A maioria dos peregrinos prefere passar a noite na aldeia de Pedrouzo, que tem todos os serviços e fica a um passo de Santiago.

Aqueles que optam por evitar multidões têm a possibilidade de passar a noite em Santa Irene, muito perto de Pedrouzo. Alguns peregrinos que partem de Arzúa escolhem ir até ao Monte do Gozo e dormir às portas de Santiago a fim de chegar à missa do peregrino em paz e sossego.

A saída de Arzúa (39 quilómetros para Santiago) é descendente através de uma estrada pavimentada. Numa espécie de rotunda rural, apanha-se o trilho à esquerda e a estrada torna-se cascalho. O peregrino deixa para trás a fonte dos franceses, uma reconstrução da fonte original que, segundo os habitantes mais antigos da zona, respeita muito pouco a primeira. Logo chegamos a As Barrosas, uma área que, como o seu nome indica, fica lamacenta muito facilmente quando chove. O terreno é muito macio. Aqui encontramos a capela de San Lázaro e, ao pé do Caminho, um monumento em honra do pároco Ramón Pazos Seaje, Moncho. Na subida, o peregrino chega a uma bifurcação no caminho.

Um marco indica que o percurso continua para a esquerda. Por um trilho através de um bosque leva a O Raido, que é também uma zona muito húmida. Após uma curta subida, regressamos ao asfalto da aldeia de Preguntoño, onde se encontra a ermida de San Paio. O peregrino atravessa a estrada nacional através de um túnel. Os prados, cheios de vacas, dominam a paisagem até à chegada a A Peroxa, ponto a partir do qual o peregrino começa uma nova descida à ribeira Ladrón. Depois de deixar para trás uma placa comemorativa do peregrino Miguel Ríos e depois de atravessar um pequeno troço de rochas, o percurso termina num cruzamento com uma estrada asfaltada. O percurso continua em frente, mas os peregrinos que planeiam ficar no albergue devem virar à esquerda. Ao longo de um caminho de terra batida, também com uma certa tendência para se transformar em lama, chega-se a Taberna Vella. Infelizmente, pela primeira vez desde o início da etapa, o binómio montanhas - prados é quebrado. É um imenso estaleiro de construção que ameaça a passagem da rota jacobeia. Calzada é o núcleo definitivo da paróquia de Burres. O Caminho diz adeus à comarca de Arzúa para entrar em O Pino, o último concelho antes de chegar a Santiago.

Continuando ao longo de trilhos florestais tranquilos, o peregrino chega à pequena aldeia de Calle, com um piso de estrada pavimentada. A paisagem não muda muito e o peregrino continua ao longo de confortáveis trilhos florestais, que só deixa durante pequenos troços de cruzamentos rodoviários. Locais onde quase nenhum veículo passa. Um marco com o nome de Boavista leva a esta pequena aldeia com as suas casas dispersas. Neste ponto, o terreno é propenso a ficar lamacento com as chuvas.

Até agora, o Caminho tem estado longe da estrada N-547, a principal ligação entre Santiago e Arzúa. O peregrino só tem de o atravessar na saída de Preguntoño através de um túnel confortável. Em Salceda (9 quilómetros até Pedrouzo) a história muda e o itinerário mantém-se com a estrada muito próxima. Ao chegar à estrada principal, um caminho estreito paralelo à estrada, passa em frente a um bar com terraço. Em breve, o Caminho separa-se novamente do asfalto e numa ligeira subida onde há uma placa em homenagem ao peregrino Guillermo Watt, chegamos a O Xen, a aldeia seguinte, também muito pequena e dispersa. Neste ponto é essencial atravessar novamente a estrada de uma forma perigosa. O peregrino chega a Ras, outra pequena aldeia.

Deixamos Rabiña para trás e, após uma nova travessia da N-547, enfrentamos a ligeira ascensão a O Empalme. Antes, o peregrino deixa para trás uma humilde zona de piquenique, com uma fonte danificada e um moinho impressionante que evoca os filmes do Oeste Selvagem. Neste lugar o peregrino deve atravessar novamente a estrada para continuar o Caminho. É um ponto perigoso, pois coincide com uma mudança de declive onde o peregrino não vê os carros e os carros não veem os peregrinos. É aconselhável ter extrema cautela.

A partir de O Empalme descemos por um caminho rodeado de eucaliptos, após uma nova passagem por baixo da N-547, até à capela de Santa Irene. Em Santa Irene (3 quilómetros até Pedrouzo) existe um albergue privado e outro pertencente à Xunta, uma de cada lado da estrada. Uma curta descida através de bosques de eucalipto até A Rúa (1,5 quilómetros até Pedrouzo), uma encantadora aldeia de casas de pedra cujo nome deriva da composição linear da sua rua principal. Aqui, os peregrinos encontrarão serviços recomendáveis e o gabinete de turismo da Câmara Municipal. Ao longo de um troço asfaltado, o Caminho leva os peregrinos de volta à estrada principal, uma estrada que os que desejam passar a noite em Pedrouzo devem seguir, pois o Caminho do Peregrino percorre o limite desta aldeia no município de O Pino.