ETAPA 2

Pontedeume a Betanzos

20,2 kms

O segundo dia do itinerário inglês é um dos mais difíceis do percurso. O peregrino começa nas margens do Eume, sob a vigia da Torreón de los Andrade e entra nas ruas da cidade, um vestígio da Idade Média. Logo, as encostas íngremes seguem uma após a outra até Betanzos, o final da etapa (71 quilómetros até Santiago). Não se deixe enganar pela brevidade do troço; os 19 quilómetros que separam as duas cidades correm ao longo de estradas íngremes, com descidas não menos íngremes - com beleza - e, na chuva, zonas de difícil acesso devido à lama. E o facto é que os caminhos de terra proliferam no segundo troço em direção a Compostela, afastando-se da costa, do Minho a Paderne, até chegar à capital de uma das sete antigas províncias do Reino da Galiza: Betanzos.

Mergulhado no velho senhorio da família Andrade, o Caminho descobre no início, observando do alto da Peña Leboreiro, o Castelo da Casa nobre, testemunho da rebelião burguesa e camponesa contra o despótico e cruel Nuno Freire de Andrade O Mao, nas revoltas Irmandiñas do século XV lideradas por Roi Xordo.

Entre os caminhos que poderiam muito bem ter levado os rebeldes a sitiar o nobre eumeano na sua fortaleza, o itinerário chega às terras arenosas e planas do Minho, a meio do dia, que oferecem um descanso para as pernas e um ponto de abastecimento.

O caminheiro avança então para o município de Paderne, também marcado pela linhagem da família Andrade, com o urso e o javali de pedra como símbolos totémicos da família. Entre rios, bosques e subidas sublimes, a rota descobre as primeiras vinhas da região vinícola de Betanzos, cujo núcleo alberga um dos locais histórico-artísticos mais importantes da Galiza.

Após um primeiro dia leve de percurso, a segunda etapa do Caminho Inglês começa em Pontedeume (19 quilómetros para Betanzos / 89 quilómetros para Santiago), no coração do centro histórico. Ao lado do albergue público, localizado no antigo edifício de pedra do mercado do peixe, há vários restaurantes para o pequeno-almoço (Churrería El Puente; Bar Pescador; Café Capri ou Bar Guillermo) e uma padaria. Existem também bancos e outros serviços como lojas de ferragens, supermercados, lojas de desporto e centros de fisioterapia. Em qualquer caso, o Caminho passa pelo centro da cidade, pelo que os peregrinos encontrarão todo o tipo de serviços ao longo do caminho.

A caminhada começa ao longo da Calle Real. As arcadas dos edifícios de pedra abrigam o viajante, que se depara com a casa onde Bartolomé Raxoi e Losada, arcebispo de Santiago entre 1751 e 1752, nasceu. Atualmente, o rés-do-chão do edifício alberga um negócio de cestaria. Continua até à igreja paroquial de Santiago, o principal templo da cidade desde 1270. A capela principal com a sacristia foi ordenada para ser construída pelo Conde Fernando de Andrade no século XVI. No interior, ao lado da talha de granito do século XIV do Santiago "sentado", destaca-se o retábulo renascentista, feito em 1530 e ampliado e dourado em 1564.

O fim da Calle Real e da Plaza de San Roque dão lugar a uma subida íngreme até se chegar a um desvio sinalizado "Breamo". A menos que deseje visitar a capela de São Miguel, do século XII, deve continuar em frente até alguns metros antes da estrada nacional (N-651). Virar à direita para um caminho íngreme que mais uma vez se junta ao Camiño Real (Estrada Real), que agora é asfaltado. Ali, o lugar de Cermuzo marca o fim do termo municipal de Pontedeume e o camiño entra no concelho do Minho.

Após uma curta passagem na estrada para Perbes, vire à esquerda para um troço de terra batida, que é fácil de percorrer mesmo à chuva. Isto é Buiña. Um par de pequenas pontes de madeira sobre o caminho e algumas áreas com bancos e mesas, com churrasqueiras, que dão um descanso às pernas. O barulho do trânsito é um sinal da proximidade da autoestrada AP-9. Este troço de terreno termina numa rotunda junto ao campo de golfe. Será necessário atravessar para o outro lado, junto à passagem pedonal, para atravessar as instalações de golfe.

Uma área muito lamacenta começa paralelamente à autoestrada, estrada que mais tarde será novamente atravessada por uma ponte. Outro troço muito difícil surpreende o peregrino, embora esteja bem sinalizado e não haja o risco de se desviar da rota.

Será necessário prestar atenção, na ligação com a estrada asfaltada e observar as setas amarelas pintadas na via até chegar ao local de Viadeiro. Começa um declive que leva à estrada nacional. Neste cruzamento, o peregrino verá à esquerda uma loja de piscinas e, à direita, a bela ponte medieval Baxoi, com um único arco e feita de pedra, rodeada por uma zona de repouso no leito do rio que lhe dá o seu nome. O percurso volta então a entrar no Camiño Real, paralelo ao rio. O pântano adverte para a proximidade da costa. É um troço suave e sombrio com quase nenhum declive íngreme até conseguirmos ver as fundações da ponte da autoestrada. Uma pequena mas íngreme encosta leva o caminheiro até às portas do Minho (10 quilómetros até Betanzos / 80 até Santiago). Entra na rúa Fonte e segue até à Praça do Mercado, com uma fonte e bares. Uma placa ali indica a direção para o albergue dos peregrinos (a menos de um quilómetro de distância), localizado na margem do rio, entre o pavilhão desportivo e a saída da autoestrada. O preço de uma pernoita é de 6 euros.

Seria, no entanto, uma distância demasiado curta, de acordo com a disposição das etapas aqui descritas, para passar a noite no Minho. Assim, determinados a chegar a Betanzos, temos de nos dirigir para a Calle Real. É claro que o viajante tem de enfrentar alguns quilómetros finais bastante duros. Seria uma boa escolha eleger esta localidade para abastecimento, pois tem bares, farmácias, lojas, supermercados e outros serviços.

Após alguns minutos, deixamos o Minho ao longo da rúa A Barrosa, a principal artéria do município. O itinerário decorre ao lado de uma enorme árvore metálica no centro da rotunda, à saída do centro urbano. Depois atravessa-se a via férrea por uma passagem superior. Uma vez atravessada, numa ampla estrada asfaltada, vire à direita para um caminho que conduz à Ponte do Porco, na fronteira com o município de Paderne.

Diz-se que a velha ponte, sobre a foz do rio Lambre na praia de Alameda, foi mandada construir por Fernán Péres de Andrade no século XIV para melhorar as comunicações entre Pontedeume e Betanzos. Diz a lenda que a Ponte do Porco deve o seu nome a um criado corajoso, Roxín Roxal, que caçou um javali que matou a sua amada Teresa, filha do seu senhor Nuno Freire de Andrade, o seu amor impossível. Ao saber do seu namoro, o seu pai obrigou-a a casar com um nobre que, encurralado durante uma caçada pelo animal selvagem na ponte, preferiu salvar a sua própria vida do que a da jovem mulher. O porco selvagem foi encontrado morto, dias depois, no mesmo local, com uma adaga presa na garganta. A arma pertencia a Roxín Roxal, a quem tinha sido dada algum tempo antes pelo seu mestre. A pousada Alameda e uma oficina serão os últimos serviços que o peregrino encontrará nos próximos quilómetros.

O caminho continua ao longo da margem do rio Lambre, à esquerda do peregrino. Uma subida dura espera-o até chegar a um parque infantil (praça de Montecelo). Uma curva para a esquerda toma a rota, logo a seguir, para descer tudo o que tinha sido escalado, por um piso de cascalho. Sem dar descanso às pernas, uma nova e inclemente subida desafia o peregrino. Na subida, chegamos a um lavadouro público e a uma fonte. O Caminho entra, com uma curva para a esquerda por uma passagem estreita, entre casas, que conduz à igreja de San Pantaleón de As Viñas, um templo documentado desde o ano 1137. Preserva a sua aparência original românica, com arquivoltas semicirculares em dois pares de colunas. Em frente dela, o paço de San Pantaleón, construído no século XVII.

Um troço a descer leva o peregrino a um novo cruzamento com a estrada nacional 651. No cruzamento há o bar Navedo, o último que o peregrino encontrará até chegar a Betanzos, a cerca de 6 quilómetros dali.

Após alguns metros na estrada, com bastante trânsito, viramos à esquerda em direção a Chantada, na subida da etapa, que percorre a encosta de Matacabalos. A rota chega ao lugar de Guende (5 quilómetros até Betanzos), onde costumava existir um hospital de peregrinos, junto ao chafariz de O Xiro. O Padre Sarmiento mencionou o hospício na sua viagem a San Andrés de Teixido (Cedeira), em 1745, detalhando no seu relato que apenas os restos mortais do edifício estavam lá. As referências anteriores remontam a 1595, quando o bispo geral visitante do arcebispado de Santiago foi à paróquia.

Em direcção a Sas, subimos a montanha, no lugar de Souto, para deixar o município de Paderne e entrar nos domínios de Betanzos. A localidade seguinte é Gás, onde uma fonte com uma cruz (século XIX) guia o caminho para Tiobre. Pouco mais de 3 quilómetros, muito mais suportáveis, restam para o peregrino completar a viagem.

Continuar para A Rúa. As primeiras vinhas da região vitícola, cuja denominação de origem é Viños da Terra de Betanzos, aparecem na paisagem.

Separados por uma curta distância, passamos pelas ruínas da capela de San Paio e pela igreja de San Martiño de Tiobre. A primeira é uma capela muito conhecida e venerada na região, pois uma peregrinação é ali celebrada, a 24 de Agosto. A um passo de distância está o santuário de Tiobre, em honra de San Martiño e do antigo centro religioso de Betanzos. Consagrado pelo arcebispo de Compostela, Diego Xelmirez, em 1108, o templo é dominado por motivos de estilo românico. Do seu átrio já se pode ver a cidade de Betanzos, que é alcançada após uma descida íngreme conhecida como Costa do Sabugueiro. No caminho para a cidade passa-se em frente do Pazo de Barral, dos moinhos de A Caraña e do santuário de Nuestra Señora del Camiño, ou de los Remedios, cujo traçado é atribuído ao famoso arquiteto Juan de Herrera no final do século XVI. Saqueado em 1808 pelas tropas napoleónicas, o templo substituiu originalmente o antigo eremitério e o hospital de peregrinos, ali situados.

Continuando a descida, o peregrino chega à Puerta del Puente Viejo, nas margens do Mandeo, que dá acesso ao centro de Betanzos. Um último esforço através de uma subida íngreme leva o peregrino ao fim da etapa na Plaza de los Hermanos García Naveira, o centro da cidade e perto do albergue público de peregrinos, inaugurado em Maio de 2013.