ETAPA 21

Astorga a Foncebadón

25,8 kms

Nesta fase de transição, o caminhante terá de enfrentar duas partes distintas. O primeiro, com pouco mais de 20 quilómetros de comprimento, durante o qual o peregrino atravessará, através da planície paramera e com declives quase impercetíveis, diferentes núcleos da genuína região de La Maragatería. Terra de comerciantes, esta área tem também uma arquitetura particular e uma excelente especialidade gastronómica, o seu famoso cozido maragato.

Os seus diferentes núcleos dispõem de serviços de restauração, embora, no meio, seja aconselhável ir abastecido de água e alimentos devido à falta de fontes e sombras. Rabanal del Camiño é uma bela localidade com todo o tipo de oferta e que emerge subitamente do Caminho. Uma alternativa noturna se o tempo não for muito agradável e não é aconselhável enfrentar a subida imediata até Foncebadón, de grande dureza climática. De Rabanal, o caminhante inicia a subida às montanhas de León, uma barreira natural entre a região de Maragata e El Bierzo.

Nesta secção, 280 metros de altitude serão escalados de uma só vez, até 1.430 metros, uma subida que, contudo, não será demasiado exigente para o caminhante. Na primeira parte da etapa, os peregrinos poderão optar por uma pequena variante que deixa Murias de Rechivaldo pelo asfalto e se aproxima de Castrillo de Polvazares. É uma aldeia muito bem conservada e encantadora, mas acrescentará mais um quilómetro ao percurso. Se chegar com força, recomendamos esta alternativa.

Após um pequeno-almoço em que será quase impossível privar-se de alguns dos doces que caracterizam Astorga (260 quilómetros até Santiago), o caminhante encabeça esta atrativa etapa que o leva para a região de Maragata e o aproxima gradualmente das montanhas de León. O ponto de partida é a rua San Pedro, na capital de Astorga. Após menos de meio quilómetro, atravessar a N-VI através de uma passagem pedonal e dirigir-se para a LE-142, uma estrada de dois sentidos com algum tráfego que conduz a Castrillo de Polvazares. Na calçada ou ao longo de um passadiço paralelo ao asfalto, os peregrinos iniciam o passeio e passam dois cruzamentos de frente um para o outro.

A da direita é feita de madeira e tem uma vieira jacobeia, enquanto que a da esquerda evoca os peregrinos identes (aqueles que combinam o significado da peregrinação com o de um caminho interior que os leva a encontrar a sua vocação cristã), um lembrete que se repete muito frequentemente ao longo do Caminho Francês. Passamos em frente de um lar de idosos e entramos no município de Valdeviejas, cujo centro pode ser alcançado por um desvio para a direita indicado na estrada. Se continuar ao longo deste cruzamento, os caminhantes aproximam-se desta pequena aldeia. No entanto, o percurso principal não se desvia e continua em frente em linha reta.

Pouco depois e após uma ligeira descida, os peregrinos deixam do lado esquerdo o eremitério Ecce Homo, um templo da Idade Média remodelado no século XVIII onde os peregrinos podem comprar ou carimbar as suas credenciais. Nesta bela igreja havia outrora um poço que ajudava os peregrinos a saciar a sua sede. Diz a lenda que uma mulher a caminho de Santiago de Compostela parou lá para ir buscar água, mas o seu filho caiu no poço. Quando a mãe invocou o Ecce Homo, as águas começaram a subir, salvando o rapaz. Como a memória popular recorda, parece que este evento inspirou a inscrição preservada no eremitério: "Dá esmola, viajante, a este santo Ecce Homo e verás imediatamente como sair do atoleiro".

O caminho deixa o eremitério para trás e continua ao longo de uma passagem superior que atravessa a A-6, a auto-estrada do Noroeste, que desde esta etapa até à Galiza acompanhará o peregrino em vários troços. Depois, ao longo de uma via bastante estreita marcada com uma cruz, o percurso segue o lado direito do asfalto em direção a Murias de Rechivaldo (22,4 quilómetros até Foncebadón). Mas antes de chegarem a esta localidade, os peregrinos ainda têm de atravessar a estrada LE-142 três vezes seguidas e atravessar o leito do rio Jerga. Depois, quase quatro quilómetros mais tarde, chegamos a esta bonita mas pequena localidade com serviços, onde entramos plenamente na região de Maragata.

No enclave ainda se pode apreciar a construção dos velhos tropeiros das casas de pedra de alvenaria que têm um grande portão, naquela época necessário para guardar as carroças. Destaca-se a igreja paroquial de San Esteban com o seu campanário caraterístico e a imagem de peregrino de San Roque venerado no seu interior. A estrada atravessa a localidade ao longo da estrada que corre à esquerda, onde os peregrinos encontrarão pousadas. Com Murias atrás deles, voltam a encontrar-se com o caminho paralelo que percorre o lado direito do asfalto sem qualquer desnível.

Durante o percurso, os peregrinos poderão contemplar à sua direita Castrillo de Polvazares (19,3 quilómetros até Foncebadón), um grande exemplo da arquitetura Maragata, com as suas ruas calcetadas e casas brasonadas. O enclave foi declarado um local histórico-artístico. Apesar do fato da rota original da rota jacobeia não passar por esta localidade, a sua beleza vale bem um pequeno desvio, que demorará pouco mais de 1 quilómetro. Para chegar ao local, continuar a partir de Murias ao longo da estrada LE-142 durante pouco menos de quatro quilómetros. Após a visita, onde também se pode experimentar o famoso "cocido maragato", um trilho agrícola bem sinalizado permite aos caminhantes ligarem-se novamente à estrada milenar perto de Santa Catalina de Somoza.

A rota principal, no entanto, não vai tão longe como Castrillo. Continua ao longo do caminho paralelo à estrada em linha reta. Com a silhueta do Monte Teleno a cortar o horizonte, começa a subida para o caminhante, que nestes primeiros quilómetros é muito ligeira, quase impercetível. De fato, até à próxima paragem só tem de enfrentar uma pequena diferença de altitude de 100 metros. Escoltado por vegetação de mato e estepe e uma azinheira solitária, o peregrino atravessa um cruzamento com o LE-142 e passa por uma área recreativa, sem fonte mas com bancos ao ar livre.

A pista triplica-se num avanço curioso. À esquerda está a estrada, no meio, o caminho de cascalho branco para os peregrinos e à direita um caminho agrícola de terra vermelha. Desta forma chegamos, através de um desvio à direita, a Santa Catalina de Somoza (17,3 quilómetros até Foncebadón), uma pequena localidade com um claro passado jacobeu. De fato e, apesar do fato do hospital da Virgen de las Candelas já não ter vestígios, a hospitalidade histórica do enclave para com os peregrinos está documentada. A estrada aproxima-se da zona em redor da igreja paroquial de Santa Maria e atravessa o enclave através da Calle Real. Para aqueles que precisam de cuidados numa emergência, um destes abrigos inclui uma máquina com ligaduras e outros acessórios para primeiros socorros.

Na saída do enclave, o caminho volta a correr paralelamente à estrada. São quatro quilómetros sem sombras ou fontes ao longo dos quais o peregrino, numa subida muito ligeira, apenas encontra alguns bancos ao ar livre e uma grande cruz que nos faz lembrar um peregrino que morreu em 2011. Depois de percorrer um pequeno troço na mesma estrada, a rota faz um desvio à direita para El Ganso (13,1 quilómetros até Foncebadón), um enclave que no século XII já tinha um hospital para peregrinos e um mosteiro. Na aldeia, que ainda conserva algumas casas de colmo, muito semelhantes às pallozas, a igreja é dedicada a Santiago e no seu interior pode ver-se uma talha do século XVI do Apóstolo vestido de peregrino.

A rota dos peregrinos atravessa a localidade, vira à esquerda, passa junto à igreja e a um bebedouro (à entrada há dois sem garantias sanitárias) e despede-se dela depois de passar o único albergue da cidade.

Logo na saída, toma-se a estrada de terra paralela à estrada que continua sem qualquer tipo de incidente, exceto em alguns cruzamentos com uma estrada local e as sucessivas passagens sob linhas elétricas.

Nesta secção é também notável a companhia das primeiras florestas de carvalhos e pinheiros que, no entanto, não darão sombra aos peregrinos. Depois de passar uma área recreativa com uma cruz e mesas ao ar livre, os caminhantes continuam o seu longo avanço ao longo deste caminho que por vezes se eleva acima da estrada, enquanto noutros troços se torna nivelado com o asfalto ou se afasta dele novamente. Além disso, pouco a pouco, a subida torna-se mais percetível. A partir dos 870 metros de Astorga, o peregrino já ultrapassa os 1.050 metros. Depois de sair pela direita pelo desvio que leva a Rabanal Viejo, o caminho estreita-se e passa sobre o riacho Reguerinas. Menos de 100 metros depois deixa o asfalto e dirige-se por um caminho de terra com muitas pedras que sobem através de sucessivas curvas entre carvalhos.

Os ciclistas terão de continuar por estrada devido à dificuldade de seguir esta via, que, em qualquer caso, após a subida, se reconeta com o asfalto. O caminhante avança junto a uma cerca adornada com dezenas de cruzes de madeira, construídas e depositadas no local pelos milhares de peregrinos que por ela passaram. Este é um costume típico de toda a rota jacobeia. Após a subida e mais de meio quilómetro de cruzes depois, a vedação desaparece e o caminho volta a estreitar-se para continuar paralelamente à estrada.

Do lado esquerdo, estava até Outubro de 2013, o conhecido como o carvalho do Peregrino, uma majestosa árvore antiga que fornecia uma sombra generosa a dois bancos e que era imposta na própria borda da rota antiga. Contudo, o forte vento tempestuoso acabaria com este ícone do Caminho.

O caminhante enfrenta um curto trecho no asfalto e, pouco tempo depois, regressa ao caminho paralelo. Deixar a capela do Cristo de Vera Cruz à esquerda e, no cruzamento seguinte, escolher o caminho (bem sinalizado) que conduz à direita para a Calle Real de Rabanal del Camino (5,9 quilómetros até Foncebadón). Esta bonita localidade, onde os peregrinos encontrarão todo o tipo de serviços, uma vez que o Caminho é praticamente o centro da atividade económica, pode ser um bom fim de etapa para os peregrinos cansados ou, em geral, para todos os caminhantes que preferem não enfrentar o clima agreste que caracteriza a subida imediata.

O frio, o nevoeiro e, no Inverno, a neve são típicos de Foncebadón, um lugar de montanha situado a 1.430 metros e onde ainda faltam quase 6 quilómetros para percorrer. Rabanal del Camino, que no Codex Calixtinus foi o fim da nona etapa (Raphanellus), foi um núcleo notável na história jacobeia, pois durante a Idade Média albergou vários hospitais e igrejas, construídas pelos monges templários e tornou-se um ponto de encontro para os peregrinos que iam enfrentar o próximo monte Irago. Da sua arquitetura religiosa podemos ainda contemplar a capela de São José (século XVIII), com uma imagem do apóstolo Santiago no seu interior e a igreja de Assunção (século XII), que conserva a sua abside românica e foi declarada como local de interesse cultural.

Aqueles que optarem por continuar o seu caminho passarão em frente da última igreja e de vários serviços de restauração para chegar a um lavadouro e a uma fonte na periferia da aldeia. Depois inicia um caminho de terra adequado para os peregrinos, mas que, por vezes, lhes pedirá que prestem atenção ao seu passeio. Ladeado por carvalhos e após uma subida muito ligeira, o caminho aproxima-se de um novo cruzamento com o LE-142.

Neste ponto, recomenda-se que os ciclistas continuem a subir à direita e ao longo da estrada, pois é difícil para os caminhantes continuarem ao longo do caminho de terra batida. Atravessam a estrada e tomam um caminho estreito que os afasta do asfalto e depois de uma longa subida de mais de meio quilómetro até um novo cruzamento com o asfalto. Atravesse a estrada e continue em linha reta ao longo de um caminho ligeiramente mais largo que avança por cima dela. Após mais de 1 quilómetro chega-se a alguns bancos onde se pode descansar ou refugiar-se, para recomeçar e sempre subindo, os quilómetros restantes da etapa. A montanha, sobre a qual os piornos, juníperos e vassouras ganham terreno, começa a oferecer aos caminhantes vistas prodigiosas das montanhas próximas e, atrás, de toda a região.

Embora os peregrinos enfrentem a parte mais difícil da subida, os desníveis não costumam exceder 6%. O caminho continua sob a linha de eletricidade até descer novamente para o asfalto, que deve ser percorrido por mais 400 metros para chegar a Foncebadón, a última localidade Maragata que assenta numa colina. Apesar da localidade ser praticamente desabitada, o caminho está em perfeito estado. Um largo caminho pedregoso que se afasta para a esquerda conduz os caminhantes exaustos até ao albergue da paróquia.