ETAPA 14

Hontanas a Frómista

33,7 kms

Depois de deixar para trás as majestosas ruínas da pousada Antonianos, uma confortável chegada a Castrojeriz. A maior complicação do percurso vem com o assalto de Mostelares, uma rampa longa, contínua e árida. O peregrino entra em Tierra de Campos e Palencia pela mão do Pisuerga.

A chegada a Frómista, ao mesmo ritmo que as águas calmas do Canal de Castilla, é espetacular.

O peregrino diz adeus a Hontanas (459 quilómetros até Santiago) através da Calle Mayor. Pouco depois de deixar a piscina local, o Caminho atravessa a estrada BU-P-4013. Em breve há um caminho de terra à direita que, quatro quilómetros mais à frente, irá juntar-se novamente ao asfalto. No meio, há pouco para ver, exceto as ruínas de uma velha torre. No caminho de regresso à estrada (via dupla mas muito estreita e sem bermas e portanto, desconfortável e perigosa), o peregrino pode refugiar-se em busca de sombra para um trilho, graças aos freixos que forram a estrada.

Ao fundo estão os restos mortais do mosteiro de San Antón. Este mosteiro, que estava sob proteção real, foi fundado em 1146, embora os restos dessa impressionante construção datassem do século XIV. Era o preceito geral da ordem dos antonianos e na sua igreja, que tinha três naves, o chamado "mal de fuego" ou fogo de Santo Anton, uma doença generalizada na Idade Média que era causada pelo consumo de cereais com cravagem, um fungo que se desenvolvia no centeio, que foi curado.

O Caminho de Santiago passa sob os dois belos arcos do pórtico elevado que protegia a entrada da igreja, uma circunstância invulgar ao longo do Caminho Francês. Os peregrinos ainda podem distinguir no lado direito os dois armários no pórtico, onde os monges deixavam comida para os peregrinos que atravessavam o local em horas ímpias. Depois de tais ruínas excecionais, o regresso à estrada por um percurso que não é abandonado até à chegada a Castrojeriz (24,1 quilómetros até Frómista).

Esta aldeia, devido à sua dimensão, à sua importância e aos serviços que oferece, é uma boa opção para passar o resto do dia e aqueles que fazem o percurso sem as limitações do calendário podem mesmo considerar passar a noite. Vale a pena ter em mente que são 19 quilómetros desde este ponto até ao próximo albergue, com um declive íngreme no meio. Para aqueles que chegam cansados, o acesso ao coração da cidade pode tornar-se enfadonho, uma vez que Castrojeriz tem vivido um crescimento significativo nos últimos anos, mas, no coração da cidade, a maioria dos serviços que são normalmente exigidos pelos peregrinos e turistas, estão no final.

O magnífico Castrojeriz é abandonado em busca da Tierra de Campos. Antes disso, é necessário ultrapassar um grande obstáculo. A partir do momento em que atravessamos a mesma estrada que conduz os peregrinos a Castrojeriz, podemos ver, ainda ao longe, a passagem de Mostelares. O perfil da etapa dá pistas com uma ligeira dificuldade, mas esta subida apresenta um bom grau de dificuldade, especialmente em função das condições meteorológicas. Não há sombra para oferecer um descanso ou uma fonte para saciar a sede e o vento está frequentemente presente na área.

Antes disto, uma caminhada plana. Atravessamos uma pequena ponte até chegarmos a um cruzamento onde, como os sinais indicam, devemos virar à esquerda. O caminho para alcançar o topo deste cruzamento é maioritariamente feito de terra, embora existam também algumas áreas onde as pequenas pedras ganham algum destaque. Dois sinais de trânsito verticais fornecem informações: para pouco mais de um quilómetro há um declive médio superior a 12%. A meio caminho, há um pequeno tributo de pedra ao peregrino José G. Valiño.

Uma vez no topo, o peregrino depara-se com uma humilde área de descanso. Após alguns metros, o Caminho, pelo menos os seus indicadores, deixa a pista num pequeno desvio, um pouco desfocado. As ervas daninhas brotam fortemente, um sinal de que a maioria dos pés escolhem continuar em frente, conscientes de que em menos de trezentos metros voltarão a juntar-se.

Após a conclusão deste pequeno percurso em terreno plano, o peregrino enfrenta uma descida vertiginosa ao longo de um caminho recentemente asfaltado, onde existe uma lápide em homenagem a um peregrino falecido de Málaga. A partir das alturas, vistas privilegiadas e ao mesmo tempo simples de uma amostra da Terra de Campos. No final da parte mais íngreme da descida, o Caminho toma-se novamente em terra. Um cruzamento indica a direção a seguir tanto para aqueles que optam por se aproximar de Ítero de la Vega (à direita), uma pequena cidade com albergue, como para aqueles que preferem continuar a andar (à esquerda). Uma vez conquistada a passagem dos Mostelares, as secções de descida predominam claramente sobre as planícies e subidas.

Numa das poucas encostas íngremes, em frente à área de descanso, encontra-se a nascente do Piojo. À primeira vista não é muito atraente, mas o seu bico jorra uma água de tal riqueza que os vizinhos das cidades próximas viajam vários quilómetros até à nascente para encher enormes jarros com o seu precioso líquido. O peregrino aproxima-se do rio Pisuerga, fronteira entre as províncias de Burgos e Palencia. Antes, a ermida simples e sensacional de San Nicolás de Puente Fitero. De estilo românico, pertencia à Ordem de São João de Jerusalém. Permaneceu abandonada durante centenas de anos até que Paolo Caucci, professor na Universidade de Perugia e presidente do Comité Internacional de Peritos no Caminho de Santiago de Compostela, decidiu restaurá-la. O ritual de lavagem dos pés dos peregrinos é aí levado a cabo.

Lino Tomasso, hospitaleiro sénior da Confraria de San Jacopo di Perugia, explica: "Ao pôr-do-sol, de acordo com a mais venerada tradição jacobeia em cumprimento do mandato evangélico, enquanto o pé escolhido está a ser seco, o hospitaleiro oficial, coberto com a faixa da Confraria, ajoelhado, diz: "Em nome de Cristo, damos-vos as boas-vindas no hospital de São Nicolau; que o descanso vos reconforte e vos dê forças para continuar a vossa viagem a Santiago". Um beijo no pé fecha a cerimónia.

Depois é hora de jantar, onde não há luz elétrica, mas velas. Após uma breve bênção, com a qual se reitera habitualmente o desejo de um passeio feliz, os hospitaleiros servem a refeição, que normalmente inclui massa, temperada com parmesão, e vinho, de acordo com a tradição hospitalar mais antiga do Caminho de Santiago". A poucos metros da ermida encontra-se a ponte Fitero, mencionada no Codex Calixtinus. Do outro lado do rio, um caminho arborizado ao longo das margens do Pisuerga leva a Ítero de la Vega.

De Ítero de la Vega a Boadilla del Camino, são oito quilómetros a pé por trilhos agrícolas. Apenas o trecho final é protegido por duas colunas de árvores. Não há um único bar ou fonte ao longo deste percurso. É aconselhável deixar Ítero de la Vega (15,1 quilómetros até Frómista) preparado. Pouco depois de deixar Boadilla del Camino (7,1 quilómetros até Frómista), o peregrino deve virar à esquerda num cruzamento e percorrer uma longa estrada em linha reta que o conduzirá ao Canal de Castilla, que por mais de quatro quilómetros o acompanhará numa caminhada sensacional até Frómista. As águas do canal fluem calmamente, um sinal de que o terreno não é muito íngreme.

A obra, o canal de castilla, encomendada em meados do século XVIII pelo Marquês de la Ensenada, um famoso iluminado espanhol, tinha como principal objetivo proporcionar uma saída para o mar para os excedentes de cereais. No total, 207 km de engenharia hidráulica. Através das suas águas calmas, as barcaças navegavam do nascer ao pôr-do-sol, inicialmente impulsionadas por um sistema misto de arrastamento e navegação, embora ao longo dos anos apenas o arrastamento por cavalos fosse preservado. O peregrino terá de atravessar as suas águas por uma ponte sobre uma eclusa quádrupla, já às portas de Frómista. As opiniões são excecionais.