etapa 34

sarria a portomarín

21,9 kms

Esta é para muitos caminhantes a primeira etapa do Caminho de Santiago, pois Sarria é o local de onde parte a maioria deles. A viagem não diminui tanto para estes peregrinos de primeira viagem como para aqueles que já têm muitos quilómetros atrás deles.

O caminho afasta-se da estrada e entra na Galiza mais rural, de um dos mais belos carvalhais do itinerário. Vários restos românicos, vários enclaves do passado jacobeu, passarelas rústicas e uma ponte medieval servem como atração adicional. É, além disso, um itinerário simples, com uma quilometragem acessível e declives moderados, ao qual apenas as chuvas fortes e a lama gerada nos caminhos de terra, podem causar que alguns dos seus troços sejam mais difíceis de percorrer.

Ao longo de todo o percurso, os peregrinos não encontrarão dificuldades para se abastecerem de alimentos. É também uma das etapas com mais memórias do Xacobeo 93 e da sua famosa mascote Pelegrín, bem como uma das que tem os altares mais espontâneos realizados pelos caminhantes. O gosto mais do que duvidoso de alguns deles põe-nos em causa.

O dia começa na Rúa Maior de Sarria (115,5 quilómetros até Santiago), o ponto de partida do Caminho para muitos peregrinos.

Depois de passar em frente à igreja de El Salvador e a uma antiga prisão (que foi usada pelos caminhantes como abrigo improvisado há décadas atrás), chega-se a um miradouro com uma passagem de onde se pode dizer adeus à cidade. Dois edifícios altos estragam a bela vista panorâmica. À esquerda está a velha parede, onde ainda se pode ver uma cruz e, no interior, a torre da fortaleza ainda preservada.

Após uma ligeira subida e subsequente descida no asfalto, o caminho aproxima-se do convento-albergue de A Magdalena. De origem românica, embora com traços góticos, renascentistas e mesmo manuelinos, foi fundada no início do século XII como um hospital de peregrinos. Prestou assistência aos que vieram a Compostela, mas não aos que regressaram, que eram recebidos no hospital de San Antón, agora o tribunal. O caminho, no entanto, não chega a este monumento.

Pouco antes, vira bruscamente para a esquerda e desce uma encosta íngreme e longa, que acompanha o muro de um cemitério. A estrada permanece irregular ao longo de toda a descida. No fundo, virar à direita e alcançar, após um trilho de asfalto, a ponte Áspero, de origem medieval, junto à qual existe um local de repouso. A ponte, com três arcos e construída com ardósia e pedra de cantaria, atravessa o rio Celeiro. Depois de a atravessarmos, não sem alguma dificuldade devido ao seu pavimento acidentado, chegamos ao primeiro trilho de terra da etapa, que, como no resto, após um longo período de chuva pode ser muito lamacento.

No início o caminho continua paralelo à via férrea. Após quase um quilómetro atravessando vários prados e sobre terrenos irregulares com pedras soltas de tamanho médio, os caminhantes terão mesmo de atravessar a própria via. A passagem, debaixo do viaduto de uma autoestrada, está muito bem sinalizada, pelo que não há problemas. Em seguida, o caminho, ainda feito de terra, toma um cruzamento à esquerda, estreita-se e dirige-se para um passadiço de madeira que evitará que os caminhantes se molhem num riacho. Neste ponto começa a mais dura encosta de toda a etapa, de um certo comprimento, que, em troca, oferecerá aos peregrinos a possibilidade de desfrutar de uma bela carballeira (carvalhal). Uma vez na planície, chega-se a As Paredes, um enclave de origem pré-romana onde foi construído um forte neolítico, que ainda não foi desenterrado. Depois de um caminho entre prados e campos, chega-se rapidamente a Vilei (18,8 quilómetros até Portomarín), onde há muitos serviços; esta é uma das localidades com mais habitaçõesas do dia. Mesmo à saída da aldeia há também uma fonte e dois bancos de madeira onde se pode comer.

Restam pouco mais de 500 metros para chegar ao centro mais histórico de Barbadelo (18,1 quilómetros até Portomarín), uma paróquia galega já mencionada no Codex Calixtinus como local de paragem para peregrinos a caminho de Santiago de Compostela. Este era também e, de acordo com as lendas da época, o local onde os criados dos estalajadeiros de Santiago de Compostela costumavam vir enganar os peregrinos e recomendar-lhes pousadas onde eram depois enganados. Após deixar Vilei e passar um cruzamento à esquerda que conduz a outro albergue privado, o caminho asfaltado chega a Mosterio, onde se encontra o belo templo de Barbadelo e, mesmo em frente, o albergue público.

A igreja de Santiago, um grande exemplo da arquitetura românica galega (século X) que se destaca tanto pela sua estrutura como pela singularidade dos seus capitéis, foi declarada monumento nacional em 1976. A sua história decorre paralelamente à do Caminho. Séculos atrás fazia parte de um mosteiro, dependente do mosteiro de Samos e funcionava como um hospital para peregrinos. Além disso, o seu elo jacobeu é evidente na vieira que realça uma das suas portas laterais, bem como pela imagem de um São Tiago Peregrino que preside ao seu retábulo barroco. Nesta altura, os caminhantes podem continuar pelo caminho que deixa o albergue público à direita ou subir uma encosta que a deixa à esquerda e leva à pequena capela de San Silvestre. Os habitantes locais dizem que o Caminho neste ponto é aneiro, o que significa que um ano vai num sentido e, na estação seguinte, no outro, ambos com piso de estrada asfaltada.

Uma vez que ambos os caminhos se juntam, o itinerário continua ao longo de uma estrada em bom estado que leva a Rente (16,7 quilómetros até Portomarín), um enclave com duas casas de turismo rural que oferecem todo o tipo de serviços para os caminhantes. Depois de passar por alguns caminhos de terra, chega ao Mercado da Serra (16,2 quilómetros até Portomarín), onde se realizava um mercado na Idade Média. Os judeus de Portomarín costumavam vir aqui para negociar e abastecer os peregrinos. O caminho atravessa então a estrada LU-5709 sem uma passagem de peões. A presença de estabelecimentos nesta estrada pode levar a confusão quanto ao caminho a seguir, mas se seguir a boa sinalização, não se perderá.

O caminho continua ao longo de um corredor arborizado que se situa em frente de onde veio o percurso. Depois de passar por uma fonte coroada pelo Pelegrín (mascote do Xacobeo em 1993), a rota chega, menos de um quilómetro mais tarde, ao Molino de Marzán (do ano de 1920). Depois vira à direita e, após uma descida, os caminhantes terão de atravessar um riacho com uma ponte pedonal feita de lajes de pedra. Se o Caminho for feito em tempos de chuva forte, esta etapa será muito lamacenta. Pouco depois, o percurso atravessa novamente outra estrada, a LU-633, também sem uma passagem de peões. Chegamos a Leiman (14,2 quilómetros até Portomarín) e, um pouco mais adiante, a Peruscallo (13,2 quilómetros até Portomarín), um bonito enclave rural com alguns espigueiros e serviços para caminhantes.

A partir deste momento, uma área de riachos, com ombros e caminhos de pedra para os salvar e vários trilhos de terra com buracos e rochas, dificulta a manutenção de um ritmo constante. É que a mudança de piso da estrada em cada troço é uma das características do dia. Num caminho acompanhado por castanheiros e carvalhos e que anuncia vestígios de caminhos antigos, os caminhantes chegam a Cortiñas (12,4 quilómetros até Portomarín), Lavandeira (11,9 quilómetros até Portomarín) e, já em estrada asfaltada e depois de passar por trilhos de pedra de calçada, o breu, que não devem ser confundidos com um primeiro e falso marco que anuncia os 100 quilómetros até Santiago. O verdadeiro não está no início de uma encosta, mas num caminho asfaltado plano. Também o reconhecerá pela grande quantidade de graffitis que acumulou e pelas memórias que guarda. É uma das mais emblemáticas da rota jacobeia, pois é a distância mínima para os peregrinos que cobrem a rota a pé para obterem a Compostela. Também serve como um estímulo significativo nesta contagem decrescente que já está a começar a ser a etapa galega do Caminho. Depois de retomar o caminho na terra compacta, mais uma vez há riachos que invadem a rota e terão de ser evitados pelo lado.

Já no asfalto chegamos a Morgade (10,5 quilómetros até Portomarín), um dos locais onde muitos caminhantes recuperam forças. No centro há também uma fonte (conhecida como Del Demonio) e a pequena capela de La Trinidad, um templo onde os caminhantes deixam várias notas da sua experiência jacobeia. O caminho regressa então a outra encosta invadida por um riacho e onde apenas algumas placas de granito, que por vezes são cobertas por água, ajudarão a percorrê-lo. Desta forma, chegamos a Ferreiros (9 quilómetros até Portomarín), uma aldeia com um pequeno albergue público -situado ao pé de um carvalho- e com um claro passado jacobeu. Aqui o Caminho sai de Sarria e entra no município de Paradela, um nome que para algumas pessoas vem de "parada", um lugar de relevo para a cavalaria. Vários manuscritos jacobeus já enfatizavam a importância de Ferreiros - lugar de ferreiros - como uma fábrica de armaduras e utensílios para o abastecimento dos peregrinos. Aqui, o calçado era pregado e os cavalos dos peregrinos, ferrados.

A travessia desce então por asfalto e numa encosta íngreme em direção a Mirallos, localizada apenas a 300 metros de Ferreiros. O seu nome pode derivar da bela vista. No final da descida encontra-se a igreja de Santa Maria (século XII), outra joia do românico, anteriormente instalada em Ferreiros e que foi transladada pedra por pedra por volta de 1790 para Mirallos. A partir deste ponto há uma ligeira subida que leva a um desvio para a esquerda onde, sobre trilhos que oscilam entre asfalto e terra compactada de fácil percorrido ou com pedras soltas de tamanho médio ou grande, chegamos a A Pena. O caminho entra na paróquia de Francos, onde se diz ter existido um monumento sepulcral, embora o seu destino seja desconhecido.

Já em 1120 esta sepultura foi mencionada, que supostamente pertenceu a um viajante importante, cujos restos mortais foram enterrados no local onde ele morreu. Depois de passarmos outros pequenos enclaves, como Couto e Rozas, atingimos o marco 96, onde começa uma das etapas que no Inverno e após fortes chuvas, é mais intransitável. De fato, muitos caminhantes, confrontados com as pedras soltas e a lama acumulada, escalam durante 500 metros até um prado paralelo para evitar o caminho. Terão de descer deste caminho alternativo para o itinerário oficial numa curva suave onde o primeiro dos sucessivos altares espontâneos, marcam a partir deste momento a etapa e que atestam a pegada negativa dos peregrinos. Os peregrinos decoraram uma cruz com todo o tipo de artigos, tais como t-shirts, bilhetes de comboio, promessas ou meias de criança.

Depois de deixarmos outra cruz de madeira à esquerda e atravessarmos a estrada LU-4203, chegamos à pequena aldeia de Moimentos (5,4 quilómetros até Portomarín) e, um pouco mais adiante, Mercadoiro (4,8 quilómetros até Portomarín), um pequeno enclave com um local abrigado para descansar. O itinerário visita então Moutrás e inicia uma descida suave ao longo da encosta formada pela bacia do Minho. Entre trilhos de asfalto e terra e enquanto Portomarín e o rio já podem ser vistos ao fundo, chegamos a Parrocha (3,1 quilómetros até Portomarín) e, após atravessarmos um caminho, Vilachá (1,8 quilómetros até Portomarín), uma aldeia maior do que as anteriores, mas sem quaisquer serviços notáveis para os caminhantes, à exceção de uma zona de descanso.

Um pouco ao largo do Caminho e à esquerda desta localidade, encontra-se a igreja de Santa Maria de Loio. Este enclave foi originalmente o mosteiro de Ribaloio, fundado no século VIII e que conserva grande importância na história do Caminho Francês. No início do século XII, nasceu aqui a Ordem Militar dos Cavaleiros de São Tiago, cuja tarefa especial era proteger os peregrinos.

Se continuar a rota, após uma curva para a esquerda, há uma descida íngreme, com muitos desníveis, terrenos irregulares, pedras e buracos. Nesta altura, o peregrino deixa o Município de Paradela e entra no de Portomarín. No final da descida continuarão ao longo da LU-633 até chegarem à ponte, que tem mais de 350 metros de comprimento e que os aproxima do fim da etapa. Deste ponto tem-se uma boa vista da cidade, com as suas fachadas brancas e a igreja de San Nicolás no topo, bem como, no Inverno, do largo fluxo do rio Minho. No Verão, as ruínas do antigo Portomarín também podem ser vistas a partir daqui. Depois de atravessar, sem passagem de peões, uma rotunda, a localidade é acedida por uma escada construída nos arcos da antiga ponte medieval, onde também foi colocada a capela da Virgen de las Nieves. Posteriormente, passará em frente ao Centro de Virtual de Informação do Peregrino e depois de caminhar ao longo da Rua do Peregrino, chegará ao centro da bela localidade.