ETAPA 8

Logroño a Nájera

28,8 kms

Esta etapa simples mas extensa, com declives moderados, proporciona uma recompensa visual aos caminhantes à medida que avançam entre vinhedos e vales largos e descobrem cidades históricas nesta rota jacobeia, como Navarrete e, no final, Nájera. A única desvantagem desta rota agradável é no Verão as elevadas temperaturas debilitantes, um problema que só pode ser combatido nas zonas de lazer que marcam a viagem, como o Parque Grajera.

Os peregrinos não encontrarão aqui nenhum problema para satisfazer a sua fome ou sede numa das cidades por onde a estrada passa, e também nas pequenas cidades em rota que prestam serviços aos caminhantes.

Depois de percorrer a monumental capital de Logroño (614 quilómetros até Santiago), com todas as referências históricas que compõem esta importante cidade na peregrinação histórica, os peregrinos partem na longa rua comercial chamada Marqués de Murrieta, de um quilómetro de comprimento, para depois virar à esquerda pela Duque de Nájera passando por dois parques consecutivos, o Laguna e San Miguel, que ostenta uma das muitas esculturas pequenas e ambiciosas que fazem referência aos caminhantes. Nesta ocasião, dois peregrinos são as personagens principais deste marco de Óscar Cenzano, que foi colocado numa rotunda em 2005.

Os peregrinos despedem-se de Logroño e da sua zona de urbanização desenfreada, através de uma confortável caminhada arborizada de mais de dois quilómetros, que é acompanhada por ciclovias. Paralelamente à estrada principal, chegam ao parque de La Grajera (21 quilómetros até Nájera), uma zona com um reservatório e um bar-restaurante. É visto como um bom lugar para os peregrinos, especialmente no Verão, onde podem descansar entre as sombras do sol enquanto almoçam numa das mesas do local. Também para aqueles que sofrem de quaisquer problemas de saúde, existe uma estação de Primeiros Socorros nas proximidades. Embora, a água do reservatório possa parecer convidativa, há uma série de sinais que avisam que é proibido nadar.

Este lugar também esconde durante os meses de Verão uma dessas pessoas que, com o seu carisma e boa atenção aos peregrinos, conseguiu "infiltrar-se" em vários guias. Marcelino é um vizinho que oferece lembranças e o selo para a credencial jacobeia.

O percurso continua então ao longo de uma pista com um ligeiro declive de pouco mais de um quilómetro de comprimento. No topo da Grajera, os caminhantes são recebidos com uma excelente vista sobre Logroño. O caminhante continua paralelo a uma vedação metálica, que os peregrinos cobriram com várias cruzes de madeira (uma tradição que se estende ao longo de toda a rota de peregrinação). A rota atravessa a N-120 e posteriormente continua entre vinhas num caminho de terra batida até uma passagem superior que atravessa a A-68. O viajante dirige-se então para Navarrete, embora, antes de chegar, passe por uma das muitas adegas da zona e passe pelas ruínas do hospital de San Juan do Acre, fundado por volta de 1185 como abrigo e ajuda aos peregrinos.

As escavações arqueológicas realizadas em 1990 permitiram-lhes localizar as paredes principais do antigo hospital, que tinha uma grande igreja com uma cruz latina e uma torre redonda com uma escadaria em espiral.

Após esta descoberta, o caminhante alcança, após subir alguns degraus de pedra, Navarrete (Nájera 15,4 quilómetros), uma cidade famosa pelo seu passado cerâmico e jacobeu onde encontrará uma gama diversificada de estabelecimentos de restauração e três albergues, dois privados e um público.

De um lado, encontra-se a monumental igreja de Asunción e uma série de casas e palácios medievais, que vale bem a pena visitar. A rota atravessa o centro da cidade via Calle Mayor Baja e continua ao longo da Calle Mayor Alta e Arrabal. A partir daqui, a rota junta-se mais uma vez à N-120. A estrada é alcançada desta vez pelo seu lado esquerdo e chega a um cemitério e a uma capela com uma porta romana, ladeada por duas janelas do mesmo estilo. Originalmente este templo pertencia ao hospital de peregrinos San Juan de Arce.

Numa das capitais do pilar há dois carateres sentados. Um levanta um copo enquanto o outro come e segura um bastão. Há quem identifique esta cena, como demonstrando as etapas vitais dos peregrinos, enquanto que para outros historiadores as personagens principais são os pastores.

Antes de continuar a caminhada, muitos peregrinos param e leem a placa que está acima dela, colocada aqui em memória de todos os peregrinos que morreram a caminho de Santiago e, especialmente para prestar respeito a Alice de Crae, que morreu em 1986.

A partir daqui, o percurso desloca-se para a esquerda e a pista muda de asfalto para uma pista de terra firme que se mantém durante um quilómetro, ideal para ciclistas que passam entre vinhedos e em bom terreno. Ao chegar à zona da Cooperativa Vitivinícola de Sotés, o percurso atravessa a estrada que conduz à aldeia, a mais de um quilómetro da rota jacobeia, embora os caminhantes que precisem de qualquer tipo de instalações possam entrar na aldeia e encontrar um bar, restaurante, loja, farmácia e a pousada privada Bodega Fernando J. Rodríguez. Mas, como previsto, a rota evita este enclave e continua em frente numa pista larga e em bom terreno que leva à A-12 e corre paralelamente à auto-estrada no seu lado esquerdo.

Após um intervalo, e passando por baixo da estrada, o percurso chega a um cruzamento onde são direcionados para a esquerda. Há também direções para o albergue Ventosa, embora o sinal seja um pouco confuso. Outro lugar está situado a pouco mais de um quilómetro da rota e também fornece ajuda para quem precisa ou quer parar (aqui encontrará o albergue San Saturnino, vários bares, e um restaurante que vende sanduíches e refeições a preços razoáveis). O percurso, contudo, não passa diretamente por esta paragem, mas continua, passando por uma zona de piquenique e chega um pouco mais tarde a um cruzamento com a LR-341, algo perigoso, uma vez que não há passagem de peões.

A estrada continua através de áreas montadas em pedra, por vezes rochosas, e ladeadas por curiosos montes de seixos. A um ritmo constante, mas sem muito esforço, a rota sobe gradualmente até ao Alto de San Antón (situado a 670 metros e a 7,1 quilómetros de Nájera), uma colina com vistas panorâmicas, permitindo aos caminhantes um vislumbre da paisagem argilosa, do extenso vale de Najerilla e da ainda distante Nájera.

Depois de sair pelo lado esquerdo da adega Dinastía Vivanco, o caminho desce até uma passagem inferior, que atravessa a N-120 e continua por um caminho de terra batida. O caminhante deixa à esquerda a imponente Sierra de la Demanda, na qual se destaca o pico de San Lorenzo (2271 metros), enquanto se aproxima de uma antena que, segundo a história, é também o local de Poyo de Roldán.

Nesta colina é dito que a batalha entre o gigante Ferragut e o cavaleiro, sobrinho de Carlo Magno, teve lugar, cujas aventuras se tornaram um marco no Caminho de Santiago e a razão pela qual tantos peregrinos franceses visitam estes lugares.

Nesta ocasião, a lenda afirma que Ferragut era um gigante muçulmano da Síria, cuja principal característica era a sua força, bravura e invencibilidade. Carlo Magno, sabendo da sua existência, foi com as suas tropas e propôs uma batalha. Após muitas tentativas falhadas dos paladinos franceses, o próprio Roldán pediu permissão ao seu tio para desafiar o gigante. Lutaram durante dois dias sem chegar a uma trégua, no entanto, não conseguiram nomear nenhum deles como o vencedor. Por este motivo, no segundo dia, decidiram descansar para recuperar as suas forças. Durante este tempo, iniciaram uma conversa sobre a fé de Roldáns e a religião cristã. Neste momento de amizade, Ferragut confessou ao seu rival o segredo da sua invencibilidade, que era que ele só podia ser ferido no umbigo. Depois de terminar o seu descanso, Roldán espetou a sua adaga no umbigo do seu adversário, matando-o e pondo fim à luta, ganhando-a assim para os cristãos. A representação iconográfica desta batalha teológica entre duas religiões pode ser vista nas capitais dos dois pilares romanos em Navarrate, semelhante à do Palácio dos Reis, na cidade de Estella.

A viagem continua passando por alguns viadutos que se juntam à auto-estrada e continuam por um caminho que chega à ponte sobre o rio Yalde. A partir daqui, o percurso segue por um caminho de quase um quilómetro e meio até chegar a um parque recreativo, Poema del Camiño.

Pouco depois, os peregrinos enfrentam o último desafio do dia, um cruzamento perigoso com a N-120 sem uma passagem de peões. Embora bem sinalizada, recomenda-se extremo cuidado.

Apesar dos sinais que anunciam a entrada para Nájera, o peregrino ainda tem de caminhar um quilómetro e meio antes de chegar ao centro da cidade e ao próprio albergue. Mesmo assim e como motivação, uma das casas tem um sinal de boas-vindas para os peregrinos e convida-os a sentirem-se em casa ("Peregrino em Nájera, najerino").

Depois de passar um centro desportivo e ao longo da Avenida de Logroño e Avenida de San Fernando, o peregrino chega à ponte sobre o rio Najerilla, esta ponte foi alegadamente construída por San Juan de Ortega (um dos maiores apoiantes do Caminho de Santiago). Basta atravessar a ponte e descansar.