ETAPA 7

Los Arcos a Logroño

27,4 KMS

É um adeus a Navarra e La Rioja, a terra que ostenta os melhores vinhos do país. De Los Arcos a Torres del Río o terreno é confortável, no entanto, desta cidade à fabulosa Viana, o percurso torna-se complicado. Uma longa e constante subida de montanha acompanhada de declives íngremes na descida, espera os caminhantes. Mari, a filha de Felisa, uma lenda na rota de peregrinação, dá as boas-vindas aos peregrinos às portas de Logroño.

Agora do outro lado do rio Odrón, a saída de Los Arcos é através de uma zona residencial que passa o último dos seus abrigos.

Ao longo de um caminho de cascalho com uma tendência ascendente, a capela de San Lázarus e o cemitério são deixados para trás. Logo o caminho alarga-se e o cascalho dá lugar a uma pista de terra. A pista corre paralelamente à estrada do campo e conduz os peregrinos para a direita até chegar às proximidades de Sansol. Passando pelo meio, olivais, terrenos de trabalho e as instalações de uma companhia eléctrica, uma talha de pedra de um peregrino e uma tentativa de uma zona de piquenique, sem sucesso devido à falta de sombra.

Com menos de um quilómetro para chegar à entrada de Sansol, a rota junta-se a uma estrada local e permanece sobre ela até chegar à aldeia. Menos de um quilómetro num caminho descendente separa Sansol do próximo local no Caminho. Ao deixar a aldeia, atravessa a estrada e continua do seu lado esquerdo por algumas centenas de metros até chegar a uma casa solitária localizada numa curva. Aqui uma seta amarela desvia os peregrinos para a esquerda para uma encosta íngreme. Passando através de um túnel, sobre uma ponte, e passando por uma fonte, que oferece uma bebida aos peregrinos às portas de Torres del Río.

À saída de Torres del Río é necessário continuar a escalada. A partir do momento em que os caminhantes entram nesta cidade, a estrada continua a ganhar metros acima do nível do mar. Do lado esquerdo, os caminhantes passam pelo celeiro de um albergue e um pouco mais tarde pelo cemitério, no qual existe uma fonte.

O caminho para Viana é desconfortável. Apesar de serem poucos quilómetros, a geografia da zona obriga os caminhantes a enfrentar uma subida tortuosa e uma descida cansativa. O solo da rota muda de acordo com a área. Por exemplo, nas encostas mais íngremes, asfalto ou pavimento para proporcionar uma melhor aderência e evitar escorregar.

Outros trilhos são sobre cascalho. Desconfortáveis em algumas áreas, uma vez que a vegetação circundante atrai muitos insetos que procuram o néctar dos seus ricos frutos. Antes de chegar a Viana, é necessário atravessar a estrada várias vezes. Embora a estrada não esteja ocupada, os carros passam a grande velocidade, pelo que é necessário ter cuidado. Agora em terreno plano, a chegada a Viana não é mais confortável. O caminho está em mau estado e corre muito perto da estrada.

A rota de Viana para Logroño é confortável e em terreno favorável. A descida começa na própria Viana, situada no topo da montanha. Os comerciantes da zona não perderam a oportunidade de procurar a atenção dos peregrinos pendurando publicidade nos ramos dos arbustos, como se fossem maçãs.

Ao longo de caminhos um pouco negligenciados, os peregrinos continuam numa passagem junto à estrada onde encontrarão os graffitis de uma concha de vieira, desejando aos peregrinos uma boa viagem. Sempre em terreno plano, o cimento dá lugar a um caminho de terra batida. Passa em frente de uma capela com uma zona de piquenique para depois se encontrar com a estrada principal que liga Viana a Logroño.

Um passadiço permite aos peregrinos atravessar para o outro lado e continuar a sua marcha até à capital de La Rioja. Passa por uma pequena zona florestal, até chegar a uma zona industrial, que marca a fronteira entre Navarra e a comunidade autónoma de La Rioja. Depois de evitar novamente a estrada, desta vez através de um túnel subterrâneo, a confortável viagem continua.

Pouco antes de chegar a Logroño, Mari espera os peregrinos debaixo de uma figueira que cresce em frente da sua casa. Esta ilustre senhora continua a tradição da sua mãe Felisa, toda ela uma instituição no Caminho de Santiago.

Continuar a descida para Logroño, uma grande cidade acedida através de um parque. Depois de atravessar o majestoso Ebro, os caminhantes chegarão ao centro da cidade.