etapa 32

o cebreiro a triacastela

20,4 kms

Depois da etapa rainha do dia anterior, os caminhantes enfrentarão um dia mais leve, ainda que as duras subidas ao topo de San Roque - onde se localiza a figura emblemática do peregrino que luta contra o vento - e, sobretudo, a O Poio, telhado do itinerário galego com os seus 1.335 metros, são compensados com a descida subsequente a Triacastela, de grande beleza.

Ao longo de todo o dia os caminhantes alternarão belas vistas panorâmicas das cadeias montanhosas de Os Ancares e O Courel e, na descida, da montanha Oribio, num itinerário em ziguezague que lhes permitirá atravessar belos enclaves rurais e admirando um castanheiro centenário. Em geral, o percurso evita o asfalto embora em muitos troços continue paralelo ao mesmo, o que permite a todos aqueles cuja força é fraca ou que preferem evitar o gelo e a neve, continuar por estrada. Os peregrinos não encontrarão problemas para se abastecerem, uma vez que vários enclaves e pousadas rurais marcam a rota.

O itinerário jacobeu inicia-se neste dia a partir de caminho de terreno irregular e encosta suave que atravessa O Cebreiro (155,5 quilómetros até Santiago) e que conduz o caminhante até à porta do albergue público, onde o pavimento muda para betão. Depois de passar pelo edifício da Xunta, o caminho toma um troço de terra compacta, com alguma gravilha solta, que sobe a montanha do Pozo de Area até ganhar quase 100 metros de altura e atingir 1.332 metros. Do topo, e em direção ao norte, é possível admirar a rica floresta, paisagem e cor do vale da Navia e os picos de Ancares, bem como, em direção ao sul, a cadeia montanhosa de O Courel.

O caminho desce então ao longo de um troço florestal e, junto a uma linha de alta tensão, até Liñares. Contudo, para aqueles para quem a subida a O Cebreiro foi suficiente, ou quando os dias de Inverno são muito gelados, uma boa alternativa é continuar durante três quilómetros desde o centro da aldeia ao longo da LU-633 até Liñares propriamente dita. Esta estrada toma-se a partir de um desvio para a direita localizado imediatamente antes da pequena subida que leva ao albergue público.

Durante os quilómetros que separam O Cebreiro de O Alto de O Poio, os peregrinos passam entre as cadeias montanhosas de O Courel (esquerda) e Os Ancares (direita), com magníficas paisagens de montanha, formando o troço mais alto da Galiza. A cadeia montanhosa de O Courel é o grande pulmão da comunidade, a sua reserva verde. É formado por uma bela paisagem de montanha, pontilhada de aldeias escondidas, telhados de ardósia e de difícil acesso, que têm preservado a beleza do autêntico.

Típicos da área são os soutos, os castanheiros ou as devesas, com as suas florestas autóctones localizadas nas cabeceiras dos rios e onde abundam carvalhos, teixos, azevinhos, faias ou bétulas. O mais emblemático da cordilheira de O Courel e um destino para dezenas de caminhantes, é a Devesa de Nogueira, uma reserva botânica onde vivem juntas mais de 800 espécies vegetais. É uma das florestas mais antigas da Galiza, sulcada por numerosas fontes de água. À direita, a perspetiva de Os Ancares abre-se perante os caminhantes, a grande referência orográfica da Galiza, declarada Reserva da Biosfera pela Unesco. O rio Navia é o epicentro desta vasta área com uma superfície total de 53.664 hectares, que é aproximadamente 6% da superfície da província de Lugo. É o último reduto da presença do urso castanho em terras galegas. Um território a descobrir, com aldeias aninhadas em vales ou entre picos de 2.000 metros de altura e que foi habitado desde os tempos pré-romanos. Um dos seus principais ícones são as pallozas, construções tradicionais com telhados de colmo onde pessoas e animais viveram juntos até aos anos 70. A localidade de Piornedo, com as suas pousadas e um museu etnográfico, é um dos principais pontos de referência.

Em San Estevo de Liñares (a 18,7 quilómetros de Triacastela), uma aldeia referida no Codex Calixtinus como Linar de Rege (Linar de Reyes) e cujo nome vem das antigas plantações de linho da aldeia, os caminhantes encontrarão alguns serviços, tais como uma fonte, uma loja ou um bar.

Uma vez na localidade, tomar a rota sinalizada que sobe pelas casas até à igreja pré-românica dedicada a San Esteban (século VIII), semelhante à de Santa Maria de O Cebreiro. Com uma única nave retangular e torre quadrada, no seu interior há um retábulo barroco. Após atravessar a LU-633, o itinerário continua ao longo de um caminho de pedra indicado à esquerda que começa a subir sobre Os Ancares. Um tobogã de subida e descida, que avança entre bétulas, leva então os peregrinos ao primeiro ponto alto do dia, o de San Roque, situado a uma altitude de 1.270 metros e coroado pela estátua de bronze imortalizada de um peregrino que luta contra o vento, modelado pelo escultor José María Acuña em 1993, com o qual desejava prestar homenagem a todos os caminhantes que ultrapassaram estes pontos. A figura, em pleno esforço, inclina-se sobre o seu bastão e segura, com a mão esquerda, o seu chapéu, algo que demonstra graficamente as dificuldades que os peregrinos tiveram e ainda têm de ultrapassar.

Após esta encosta íngreme, o percurso continua paralelo à LU-633 e depois de descer a uma altitude de 1.205 metros com desníveis que variam entre 7 a 17%, a povoação seguinte, Hospital da Condesa (16 quilómetros até Triacastela), é alcançada por asfalto e ao longo desta estrada. O próprio nome da localidade, onde se encontra uma pousada pública, alude ao seu passado jacobeu. De fato, foi aqui que se localizou o hospital mais conhecido para peregrinos da zona. Construído junto ao santuário de Santa Maria a Real, deu abrigo aos caminhantes maltratados que vinham para a Galiza. Tudo sugere que foi fundada por uma condessa no século IX.

Na localidade e, junto ao albergue, os peregrinos encontrarão também uma estalagem, onde poderão tomar o pequeno-almoço a partir das 6.00 da manhã e comer o menu de peregrino. Na monumental vista, a povoação preserva a igreja do hospital em honra de San Juan, que, como outras na zona, tem um estilo românico austero com paredes de alvenaria e uma torre a que se acede por uma escadaria exterior. O percurso continua ao longo de um trecho de estrada de pedra e, ao deixar a aldeia, retoma a caminhada ao longo da faixa de paragem de emergência da LU-633. Continua desta forma até um desvio, que deve ser feito para a direita.

Em tempos de maior afluência de peregrinos e, dada a escassez de camas, uma alternativa para aqueles que desejam descansar neste ponto é continuar ao longo desta rota em direção a Sabugos, onde se encontra um estabelecimento de turismo rural, mas o Caminho não chega a esta localidade. Desvia-se antes, num cruzamento à esquerda que guia os caminhantes ao longo de um troço de terra compatada até ao cruzamento com a via de acesso a Padornelo (13,9 quilómetros até Triacastela), que é difícil de percorrer devido às encostas íngremes.

Esta aldeia de montanha, construída sobre um pavimento com abundância de lajes de pedra e ardósia, tem também uma forte tradição jacobeia. A Ordem de São João de Jerusalém, cuja missão era cuidar e defender os peregrinos, instalou-se aqui. No local é notável a igreja de San Xoán, construída no século XV em alvenaria e coberta por lajes em que se destaca a sua torre sineira. Depois de passar este templo, os caminhantes devem tomar uma lufada de ar fresco e beber da fonte ali localizada porque, a seguir, chega o momento mais complicado do dia. Apesar do seu curto comprimento, menos de 300 metros, a rampa que conduz ao Alto del Poio (13 quilómetros até Triacastela), com um declive importante, é extremamente dura. Curto mas intenso.

Uma vez superada esta nova dificuldade, os caminhantes atingem o ponto mais alto do Caminho Francês na Galiza. Com os seus 1.337 metros de altitude, deste lugar há vistas incomparáveis da cordilheira de O Rañadoiro e do vale situado aos seus pés, bem como, atrás, do alto de San Roque, que os caminhantes já passaram anteriormente. Neste ponto existem também hotéis estrategicamente localizados, com comida e quartos, onde os peregrinos podem parar para recuperar forças.

Depois começa a descida, que será ligeira nestes primeiros troços. O percurso continua por mais de 3 quilómetros ao longo de um caminho paralelo à LU-633, sem altos nem baixos. Isto leva a Fonfría (9,8 quilómetros até Triacastela), uma aldeia conhecida por uma fonte que nasce nas margens do Caminho e por um hospital que já não existe. Este lugar, onde os caminhantes passam em frente a um lavadouro público onde alguns habitantes ainda vão, também tem uma igreja em honra de San Xoán. Com uma nave retangular, paredes de pedra e um telhado de laje, aloja um retábulo com entalhes.

A descida continua a partir deste ponto ao longo de um caminho de terra batida para voltar à estrada no local onde o Caminho se despede da montanha e do município de Pedrafita do Cebreiro e recebe Triacastela, que já começa a ser vista ao longe. Após este intervalo, o caminho continua novamente ao longo de um troço que atravessa a estrada. Pouco a pouco, o declive começa a aumentar. Depois de passar vários cruzamentos e continuar em linha reta sobre terreno irregular, com muitas pedras, chegamos a O Biduedo (6,9 quilómetros até Triacastela), uma aldeia que recebeu o nome do grande número de bétulas que saudavam os peregrinos. Os peregrinos encontrarão aqui duas casas de turismo rural e uma zona de piquenique com seis mesas onde podem comer ao ar livre. Na pequena capela de San Pedro também podem carimbar as suas credenciais.

Na saída do enclave inicia-se uma nova encosta em terra. Os peregrinos entram na montanha Caldeirón, de onde podem desfrutar de belas vistas sobre as montanhas circundantes. O aparecimento à distância de uma pedreira evoca uma das passagens jacobeias mais lembradas nestas terras. Em Triacastela estava localizado um dos poucos depósitos de cal da Galiza e foi lá que os peregrinos medievais recolheram as pedras que ajudaram a construir a catedral de Santiago e outros monumentos jacobeus.

Há séculos atrás e, como penitência final, os caminhantes levaram estes materiais para Castañeda, uma povoação localizada entre Arzúa e Melide, que albergava os fornos onde as pedras de cal eram cozidas para fazer a argamassa para o templo de Compostela. A percurso que inicia a seguir, uma espécie de varanda sobre Triacastela com o Monte Oribio em frente, é de grande beleza. Depois de um caminho pedregoso, onde algumas pedras e rochas dificultam a caminhada, chegamos a Fillobal (3,9 quilómetros até Triacastela), onde o pavimento muda para betão.

O caminho atravessa a estrada neste ponto e continua a descer para atravessar novamente o asfalto um quilómetro mais tarde, junto a uma pequena zona de piquenique. Deve ter-se cuidado neste cruzamento com a LU-634, pois está numa curva e não há passagem de peões. Depois de admirar uma capela em Pasantes (2,4 quilómetros até Triacastela), o caminho continua através de Ramil, um enclave de edifícios brasonados perto da linha de chegada, onde é obrigatória a paragem em frente a um castanheiro centenário. O itinerário continua num rápido avanço em direção a Triacastela, em que na entrada se encontra o albergue público e, mesmo em frente, vários bares onde os peregrinos podem tomar o pequeno-almoço. Mas isso terá lugar no dia seguinte...