ETAPA 2

RONCESVALLES A ZUBIRI

21,6 kms

Embora a maioria dos peregrinos tenha iniciado a sua viagem no dia anterior a partir de Saint Jean Pied de Port atravessando os Pirenéus e a fronteira entre França e Espanha, este dia é o batismo de fogo para um bom número de peregrinos. É sem dúvida um dos dias mais difíceis e belos do Caminho de Santiago.

A etapa começa em Roncesvalles, situado a quase mil metros acima do nível do mar e termina em Zubiri, a quinhentos metros de altitude. Os caminhos que descem são longos e pronunciados e envolvem subidas difíceis, transformando a viagem numa etapa difícil, mas bela.

O caminho de Santiago despede-se de Roncesvalles (755 Kms até Santiago) ao longo de um trilho de cascalho paralelo à estrada (N135). Pouco a pouco o cascalho transforma-se em terra firme, e a N135, que continua muito perto do caminho, perde-se de vista por carvalhos, faias, abetos e azevinhos da floresta de Sorginaritzaga, que na língua local significa carvalhos de bruxas.

No século XVI, esta floresta foi palco de muitas celebrações (queima dos acusados de prática de bruxaria pelo tribunal da inquisição). No fundo do caminho encontra-se uma réplica da cruz branca, erguida pela igreja para purificar a área que divide as cidades de Roncesvalles e Burguete.

A cruz branca, como mencionado anteriormente, é também conhecida como a cruz de Roldan. Diz a lenda que neste monumento repousam os restos mortais do comandante popular Carlo Magno, embora os historiadores especializados o descartem completamente. No final do XVIII, um relâmpago danificou-a seriamente e alguns anos mais tarde as tropas revolucionárias francesas, que tinham tomado a lenda palavra por palavra, deram-lhe o golpe final, destruindo o símbolo que representava a derrota dos seus antepassados para os bascos.

A sua reconstrução só foi concluída em 2006. À chegada a um armazém, tomar o caminho à esquerda que devolve o Caminho de Santiago à estrada N120, atravessar e continuar ao longo do trilho de cascalho, deixando para trás uma área de piquenique. A rota de peregrinação regressa uma vez mais à estrada. Durante pouco tempo os peregrinos partilham a estrada com veículos até à entrada no centro de Burguete (a 19 quilómetros de Zubiri), onde os peregrinos dispõem de todo o tipo de serviços.

Esta pequena localidade faz parte da rota de Hemingway, dado que era um local de visita obrigatória para o famoso escritor durante a sua estadia em Navarra. Dias antes e depois do festival de San Fermin, o autor relaxou aqui, pescando trutas no rio Irati. Ao encontrar o Banco Santander, virar à direita e descer uma pequena rampa, passar uma ponte de madeira sobre um riacho e seguir o caminho de terra.

Atravessam-se pequenos riachos através de estruturas de pedra e desce-se pela estrada local até Espinal (15,5 quilómetros até Zubriri). Antes da N120 deixar Espinal (20 Kms a Zubiri), vire à esquerda num cruzamento, que está bem sinalizado. Aqui começa a subida para o cume de Mezkiritz (19 quilómetros de Zubiri).

Há um pequeno trilho de alcatrão e desvia-se para uma rampa de cascalho em que a proximidade de portões e ramos de árvores pode torná-lo um pouco avassalador. Esta é a parte mais exigente da subida. Antes de chegar ao cume, passa-se por uma estreita e acidentada área de pastagem, embora valha a pena desviar-se alguns metros do caminho para desfrutar das espetaculares vistas do vale.

Alguns metros mais adiante, atravessamos a N135. Do lado direito há uma placa dedicada a Nossa Senhora de Roncesvalles, sobre a qual raramente faltam flores. O peregrino entra numa zona florestal, dominada por faias e declives acentuados. Depois de um novo encontro com a estrada, tome o caminho estreito à direita, até chegar a uma rotunda.

Segue-se um troço pavimentado que corre paralelamente à estrada e que não se abandona até Gerendiain, uma pequena localidade do concelho de Erro. Os seus edifícios são distribuídos de ambos os lados da estrada mas centram a maior parte dos seus modestos serviços à esquerda. Gerendiain tem um bar com um terraço na praça principal, lojas de sandes, a casa de turismo rural La Posada Nueva e um pequeno supermercado (La tiendita de Biskarret) mesmo à saída da localidade.

O último lugar em que é possível comprar provisões até chegar ao fim desta etapa. Esta pequena mas histórica aldeia contou com um hospital de peregrinos que funcionou até à inauguração do complexo de Roncesvalles.

A próxima localidade no caminho é a vizinha Lintzoáin (8,5 quilómetros até Zubiri). Neste caminho descendente, encontram-se pastores e muitas ovelhas. Nesta localidade, apesar de ser a capital administrativa do vale, é difícil recuperar forças. O sinal publicitário de marcas conhecidas de cerveja, à saída, pode enganá-lo. É a associação gastronómica (as associações gastronómicas permanecem fechadas e a entrada só é possível através de convite dos seus membros). Consequentemente, os peregrinos que desejam satisfazer a sua sede em Lintzoáin devem contentar-se com a fonte do povo.

Uma rampa alcatroada exigente, leva a uma rampa de cascalho ainda mais exigente. A ascensão até ao cume de Erro não é contínua e a combinação de troços violentos com caminhos a descer complicados, torna esta conquista mais difícil. A sua dificuldade é compensada por paisagens deslumbrantes de beleza natural. Uma floresta majestosa, não dominada por nenhuma espécie específica. Pinheiros, carvalhos e bétulas repartem o protagonismo.

Numa zona de descanso encontrará uma homenagem dedicada ao peregrino japonês Shingo Yamashita, que morreu em 2006. Junto a ela, um par de troncos de árvores dispostos para formar bancos.

Já na descida, deixando à esquerda umas grandes torres elétricas, o Caminho de Santiago atravessa a estrada. Do outro lado, a rota de peregrinação continua, embora sem dúvida os caminhantes façam uma pequena paragem para apreciar a vista do miradouro (4 quilómetros até Zubiri).

A descida até Zubiri é um dos trajetos mais perigosos de todo o Caminho Francês. Todos os anos, vários peregrinos são obrigados a abandonar a sua aventura pouco depois de começarem. Rampas que são mais como penhascos e pedras de todas as formas e tamanhos complicam ainda mais o percurso. Convém prestar muita atenção.

A descida, desde o alto, até Zubiri é de 4 quilómetros, em que não é estranho que se gaste mais tempo do que o que se gastou para subir os outros 4.