ETAPA 11

Belorado a Agés

27,5 kms

Esta etapa, classificada como de média montanha, está dividida em duas partes distintas. O primeiro, que atravessa pequenos enclaves com serviços, serve de contato e formação para a subida subsequente que terá início em Villafranca de Montes de Oca, com rampas duras mas curtas. Nesta cidade, recomenda-se aos peregrinos que se abasteçam de mantimentos, pois enfrentam mais de 12 quilómetros sem quaisquer serviços e quase sem fontes de água potável.

As anteriormente temidas montanhas Oca conduzem os caminhantes por caminhos de terra e, através de uma travessia solitária, até San Juan de Ortega, um pequeno enclave jacobeu com um albergue e uma igreja românica. Embora muitos peregrinos terminem a etapa aqui, o maior número de serviços disponíveis em Agés encoraja muitos peregrinos a percorrer os três quilómetros restantes até esta cidade.

A viagem começa em Belorado (543 quilómetros até Santiago), uma cidade com uma indústria de peles claras para a qual os caminhantes se despedem depois de enfrentarem outro cruzamento perigoso com a N-120, sinalizada mas sem uma passagem de peões. Depois de atravessar o rio Tirón sobre uma ponte de madeira, o caminho continua paralelo à estrada nacional, deixando o asfalto do lado direito. Continua deste modo até chegar a uma sede da Cruz Vermelha e a uma estação de serviço de onde começa outro caminho, primeiro asfaltado e depois sujo, que leva os peregrinos a Tosantos (24,9 quilómetros até Agés), a primeira cidade da etapa.

Após deixar alguns armazéns à direita e após passar em frente a uma zona de piquenique com uma fonte e grelhadores, cuja sombra ajudará no Verão, o percurso entra no enclave acima mencionado. A partir deste núcleo, com uma hospedaria, bar e fonte, a ermida da Virgen de la Peña, esculpida na montanha, pode ser vista num promontório. Depois de deixar a aldeia, os caminhantes devem continuar ao longo de uma pista à esquerda que os levará, numa curta caminhada, até Villambistia (22,8 quilómetros até Agés), a segunda paragem no Caminho. Ali está a igreja de San Esteban, do século XVII.

Na aldeia, que tem uma pousada, uma lenda atribui poderes à água que corre da fonte de quatro canos (água não potável). Mesmo em frente, num parque infantil, há uma fonte da qual se pode beber. De acordo com a história, para recuperar a vitalidade e deixar o cansaço para trás, os caminhantes devem ensopar a cabeça.

A rota sai desta aldeia e, após uma pequena subida, chega a outro cruzamento com a N-120, o que é bastante perigoso devido à fraca visibilidade e à sua localização numa mudança de declive. O Caminho percorre então o lado direito da estrada entre anúncios de hotéis e restaurantes que avisam da chegada a Espinosa del Camino (20,7 quilómetros até Agés), a terceira cidade do dia.

Os peregrinos mais madrugadores encontrarão lugares abertos para o pequeno-almoço a partir das 7.00 da manhã, bem como uma fonte com água potável.

O percurso continua então ao longo de um caminho que atravessa uma pequena colina até chegar às ruínas do mosteiro moçárabe de San Félix, onde a tradição coloca os restos mortais do Conde Diego Rodríguez Porcelos, fundador de Burgos. Depois de alcançar um novo cruzamento com a estrada nacional e evitá-lo graças a um caminho estreito que corre paralelo à estrada do seu lado direito, o itinerário entra agora em Villafranca de Montes de Oca (17,7 quilómetros até Agés), um dos marcos do dia, onde se recomenda aos peregrinos que se abasteçam devidamente, uma vez que existem mais de 12 quilómetros e uma subida contínua para chegar a San Juan de Ortega, o enclave seguinte com serviços.

Numa paragem antes da subida, muitos peregrinos visitam a igreja de Santiago el Mayor (finais do século XVI), onde se guarda uma talha barroca do apóstolo e uma pia batismal feita a partir de uma grande concha natural. Depois de deixar a igreja à esquerda (onde se assinala que não é permitido acampar), começa a subida íngreme, onde durante séculos esteve localizado o hospital de peregrinos de La Reina ou San Antonio Abad. Esta instituição, fundada em 1380 pela Rainha de Castela Juana Manuel, ainda sobrevive apesar das reformas.

Uma vez salvo este estabelecimento, a rota dirige-se para as montanhas Oca, um local lendário, evocativo e muito temido durante a Idade Média devido à presença contínua de bandidos que, abrigados nas densas florestas circundantes, assaltavam os peregrinos. O Codex Calixtinus refere-se a este lugar como Nemus Oque.

Hoje, por outro lado, é a solidão e o silêncio que presidem a este passeio que apresenta aos peregrinos um ambiente de grande beleza, situado no extremo noroeste do Sistema Ibérico e divisão natural entre as bacias dos rios Ebro e Duero. Pastos de faias e extensas massas de carvalho dos Pirinéus, juntamente com juníperos e freixos, fornecem abrigo a uma multidão de animais, tais como veados, javalis e gatos selvagens.

A subida começa por um caminho pedregoso íngreme e estreito que se modera gradualmente no seu progresso. Mesmo assim, o desafio não é reduzido até pouco mais de 1,5 quilómetros depois, quando chegamos a uma zona de piquenique e a um miradouro sobre as serras de San Millán e La Demanda. A fonte de Mojapán também se encontra aqui, com água não tratada.

Depois de seguir o trilho da floresta e gradualmente ganhar altitude, o caminho chega a um repetidor e, pouco depois, a um monumento erguido em homenagem à queda da Guerra Civil. Duas rampas íngremes, uma descendente e outra 100 metros acima, irão testar a força dos caminhantes mais exigentes. No meio, e através de uma pequena ponte, o leito do rio Carratón é atravessado. Depois desta dura encosta, os peregrinos continuam a subida, agora com declives moderados, ao Alto de la Pedraja (1.150 metros), o ponto mais alto do dia.

No Inverno, o frio do cume pode fazer o seu preço a um caminhante. Por outro lado, e nos longos trechos sem árvores, o sol de Verão pode também tornar-se um claro inimigo. Outra dificuldade do dia é a falta de indicações quilométricas, o que pode levar à confusão sobre o resto do percurso.

Os caminhos de cascalho dão lugar a um amplo caminho florestal rodeado de florestas de carvalhos e pinheiros, ao longo do qual se chega, numa descida suave, a San Juan de Ortega (4,5 quilómetros até Agés), outro dos enclaves jacobeus do dia. Este santo (1080) tornou-se colaborador de São Domingos e dedicou-se durante a sua vida à tarefa de ajudar os peregrinos com a construção de várias estradas e pontes. A sua principal obra, porém, está localizada nesta aldeia com a construção de uma igreja dedicada a São Nicolau de Bari (século XII) e de um pequeno mosteiro.

No enclave, os caminhantes podem visitar o túmulo do santo e contemplar, apenas dois dias por ano (nos equinócios da Primavera e Outono) o milagre conhecido como o milagre da luz. Um raio do sol poente brilha através de uma janela e cai bruscamente sobre uma capital românica sobre a qual é esculpida uma bela representação da Anunciação da Virgem.

Ao sair de San Juan de Ortega, após um curto percurso no alcatrão, chega-se a um cruzamento cheio de placas de sinalização onde se destaca uma grande cruz de madeira. Para chegar a Agés, tomar um caminho de terra batida através de um pinhal rico em cogumelos. A recolha destes cogumelos está regulamentada, e apenas aqueles que têm uma licença local estão autorizados a recolhê-los. À medida que os pinheiros desaparecem, são reveladas magníficas vistas do campo de Burgos. Não há perdas. Nem uma única travessia que possa levar à confusão. Só por precaução, as poucas árvores ao pé do Caminho têm uma seta amarela nos seus troncos.

O terreno até Agés é muito confortável, exceto um pequeno escorrega no final do percurso, onde as pedras soltas aparecem novamente.