ETAPA 26 (1)

Triacastela a Sarria (por san xil)

18,6 kms

Os puristas argumentam que o Caminho de Santiago de Triacastela a Sarria via San Xil é o original. A etapa, apesar de ser uma das mais curtas (18,3 km), tem um certo grau de dificuldade devido à grande subida que tem no primeiro troço, até coroar o alto do Riocabo. No entanto, o peregrino entra em comunhão com a natureza ao atravessar pontos bonitos e silenciosos de floresta autóctone e pequenas aldeias em que não é visto como uma simples oportunidade de negócio. Este aspeto pode tornar-se algo negativo, pois obter uma garrafa de água em algumas alturas do ano torna-se uma missão impossível.

Quando se chega à LU-633, é preciso atravessar a estrada e subir alguns metros para tomar um estreito troço asfaltado seguindo a sinalização de San Xil. Antes de A Balsa há um par de encruzilhadas, bem sinalizadas. A estrada, confortável e com um bom piso, brinca com o rio até chegar a esta pequena aldeia satélite de Triacastela. A Balsa é uma pequena aldeia que rejuvenesce com o passar dos anos. Uma enorme bandeira republicana acolhe os peregrinos a uma das mais pitorescas cidades do Caminho. Um reduto galego onde não há pressa e onde até encontraremos um albergue ecológico.

Alguns metros mais adiante, uma casa de pedra ao pé do Caminho dos Peregrinos tem frequentemente as suas portas abertas para oferecer descanso e um lugar de oração. O inglês Arthur partiu de Saint Jean Pied de Port para o Caminho em 2006. Escolheu a variante Samos, tendo ficado apaixonado pelos encantos da região e decidiu instalar-se. Com a ajuda de um pedreiro local, renovou um velho palleiro para construir "uma casa para Jesus". A cabeça de Arthur nunca para de criar. Os seus quadros (muitos pendurados nas paredes) já são famosos entre os peregrinos. Se as portas estiverem fechadas, provavelmente está no meio de uma fuga para a costa de Lugo, "Para comer arroz com lagosta e surfar".

Na saída de A Balsa começa a parte mais exigente desta fase. O terreno sobe acentuadamente. A dureza impede-nos de desfrutar plenamente da vegetação do local, onde os carvalhos dominam. A superfície, feita de terra e de pedras por assentar, complica um pouco mais a ascensão. Já no asfalto, a fonte dos Lameiros oferece uma pequena pausa ao peregrino. Alguns metros mais à frente há um cruzamento onde temos de virar à esquerda para chegar a San Xil. Esta pequena aldeia (cerca de 25 habitantes), restaurada em 2011, não oferece nenhum lugar para se abastecer. Ao atravessar um pequeno riacho há uma bifurcação não marcada, mas isto não é um grande problema, pois os dois ramais voltam a juntar-se uns metros mais à frente. Ao deixar a aldeia, o peregrino tem a oportunidade de desfrutar de uma sensacional vista panorâmica do vale.

Após subir uma rampa íngreme, as setas amarelas pintadas na estrada, um marco e um pequeno troço pavimentado indicam que o caminho vira à direita, coincidindo com o topo da passagem de Riocabo, um lugar que é um ponto de viragem na etapa. Daqui começa uma longa e, em parte, íngreme descida para Sarria. O peregrino entra nas montanhas de Medorra, onde poderá desfrutar da vegetação autóctone composta por magníficos carvalhos e bétulas.

No final da primeira grande descida, o caminho toma um ângulo de 90 graus à esquerda no qual terá de enfrentar uma encosta íngreme animada por uma nascente que rega o caminho. A água não é controlada pelo Serviço de Saúde (pelo que não é recomendado beber), mas pelo menos o alecrim poderá arrefecer a cabeça nos dias mais quentes.

Um marco indica o lugar de O Real e, a partir deste ponto a descida torna-se cada vez mais íngreme. O pavimento de terra e pedra dá lugar a um troço de terra e lajes. Parece uma escada artificial, mas é aconselhável ser o mais cuidadoso possível, especialmente em dias de chuva. As vacas que descansam nas parcelas circundantes brincam contando os deslizes dos peregrinos.

O Caminho continua a descer. A Rota Jacobeia acaricia a pequena aldeia de Montán e atravessa a vizinha Fontearcuda pouco antes de regressar ao asfalto. Após alguns metros a caminhar sobre o asfalto, uma seta amarela volta a desviar o peregrino. Desta vez para a esquerda, ao longo de um caminho íngreme com uma superfície irregular de cerca de 200 metros. Uma vez em baixo, termina o abrigo da floresta e começa uma travessia de terra com uma pequena dificuldade sob a forma de riacho que é contornado pela margem direita. Na aproximação a A Furela, o caminho termina numa estrada onde se tem de virar à esquerda.

O Caminho de Santiago entra em A Furela, uma aldeia onde não existem serviços para peregrinos; esta aldeia é também a fronteira entre os municípios de Samos e Sarria. Uma casa brasonada destaca-se do resto das outras. O Caminho contorna a aldeia, deixando a capela de San Roque à direita, para reencontrar a estrada, que deve ser atravessada para tomar um caminho que se desvia da estrada local para Pintín, outro dos poucos pontos onde é possível obter abastecimentos.

Na aldeia de Pintín vamos encontrar alojamento para peregrinos e um lugar para comer. Ao sair desta aldeia, tomamos uma estrada confortável com quase nenhum tráfego, embora a rota logo se afaste novamente do asfalto numa encosta íngreme, numa zona arborizada, com um piso instável de estrada.

O Caminho de Santiago aproxima-se de Calvor. Sem entrar, passa em frente ao albergue público que leva o seu nome, localizado nos pés de uma rotunda. Em Calvor encontra-se a igreja de San Esteban, construída no século VIII sobre um castro (antigos povoados fortificados de origem pré-romana). Com o passar dos anos e das modas, o templo tem absorvido todo o tipo de estilos. Na sua origem, nasceu da mão de um mosteiro do qual não restam mais vestígios do que dois capitéis visigóticas. O peregrino deve seguir os sinais para os carros e continuar em frente em direção a Sarria. Daqui e embora ainda haja um longo caminho até Sarria, o percurso é paralelo à estrada, que só é abandonada para atravessar a aldeia de Aguiada, o ponto onde os peregrinos vindos de Samos se fundem.

Em Aguiada existe um pequeno mas belo eremitério. Deixando Aguiada, o peregrino toma o caminho paralelo à estrada até chegar a um albergue (3 quilómetros até Sarria) que tem uma grande área verde. O troço final na direção de Sarria é um ligeiro quebra-pernas, mas um passeio militar em comparação com o início da etapa. Vigo de Sarria, uma localidade que foi engolida pela capital durante o boom dos tijolos e se tornou agora uma espécie de bairro, dá-lhe as boas-vindas a Sarria.