ETAPA 28

Portomarín a Palas del rei

23,4 kms

Esta é uma das etapas mais artificiais do Caminho de Santiago na Galiza. Durante a primeira metade da etapa, anda-se por caminhos completamente próximos da estrada principal; a segunda parte é completada numa pista asfaltada para e pelos peregrinos. O excesso de alcatrão é equilibrado com a magia da pedra de alguns cantos, como a cruz de Os Lameiros ou os sítios de Castromaior. Embora no perfil não se trate de uma viagem complexa, os peregrinos podem encontrar algumas rampas consideráveis.

O Caminho de Santiago despede-se de Portomarín (94 quilómetros até Santiago) ao longo da avenida de Chantada. Depois de atravessar uma ponte pedonal sobre as Torres (um afluente do rio Minho), a subida do monte San Antonio começa sob o abrigo da vegetação até chegar a uma grande fábrica de tijolos na LU-633. A partir deste ponto a rota de peregrinação continua por 8 quilómetros ao longo de um caminho muito próximo e paralelo à estrada, de ambos os lados, com o inconveniente de atravessar a estrada. O Caminho passa em frente de um par de quintas antes de chegar a Toxibo, uma pequena aldeia onde se destaca a nobreza de um determinado hórreo (celeiro). O caminho continua numa falsa planície. Em alguns troços foram plantados pequenos arbustos entre o asfalto e o caminho para dar ao peregrino alguma privacidade, embora com pouco sucesso. A superfície, feita de terra, pode ficar lamacenta em tempos de chuva intensa. Depois de atravessar uma zona de piquenique com uma fonte, há um pequen alívio no trânsito em Gonzar. Em Gonzar (a 16,4 quilómetros de Palas) encontra-se a igreja de Santa Maria, que está fechada durante a maior parte do ano.

Neste núcleo, bem como num albergue público e privado, existem também estabelecimentos onde é possível recarregar as suas baterias. O sítio seguinte é Castromaior, que deve o seu nome a um castro (um povoado fortificado de origem pré-romana) e é uma das visitas mais interessantes do ponto de vista cultural. O castro, sem desfrutar da fama de outros sítios arqueológicos, é um dos mais bem conservados. Para a visitar é necessário afastar-se alguns metros da estrada. A igreja românica de Gonzar remonta ao século XII. Ao sair desta pequena aldeia, o caminho desenrola-se paralelamente à estrada LU-633 até chegar à aldeia de Hospital, que, como podemos adivinhar, uma vez albergou um hospital de peregrinos. Os restos deste antigo centro médico não foram preservados, mas temos provas disso devido a documentos históricos. O hospital, com uma grande parte do seu piso pavimentado, tem um pequeno albergue público.

Ao sair de Hospital o peregrino deve atravessar uma ponte sobre a N-640, virar à esquerda e atravessar a estrada para uma estreita pista asfaltada, com uma inclinação desfavorável e constante, que leva a Vendas de Narón (12,4 quilómetros até Palas), uma cidade histórica do Caminho, que na Idade Média era conhecida como Sala Regina. Sem sair do trilho, o Caminho continua a subir até coroar a cordilheira de Ligonde, que distribui sabiamente a água abundante que cai na zona entre as bacias dos rios Minho e Ulla. No topo, o peregrino poderá desfrutar de uma vista panorâmica sensacional. O Codex Calixtinus indica que, nestas montanhas, "as prostitutas se aglomeravam para atrair os peregrinos".

Uma descida generosa leva o peregrino a A Previsa, no concelho de Monterroso, e a Os Lameiros, um dos pontos mais destacados da etapa. Os Lameiros tem uma das cruzes mais únicas, famosas e fotografadas da Galiza. Construído em 1670, a sua singularidade reside na sua dupla face. De um dos lados está representado Cristo crucificado. Pelo outro lado, a Virgem das Dores. Na base, de um lado, um crânio e ossos; do lado oposto, uma escada, pinças e pregos, símbolos da Descida da Cruz. Ligonde (a 8,4 quilómetros de Palas) é a aldeia mais povoada desta fase (80 habitantes). Os seus ares nobres ainda podem ser vistos no pavimento empedrado, pois esta pequena cidade ofereceu alojamento a monarcas do reinado de Carlos I e Felipe II.

A partir deste ponto, o Caminho atravessa uma das maiores dificuldades técnicas da etapa, ao sair da estrada por um caminho do lado esquerdo, sob a forma de uma rampa íngreme. Para evitar isto, é possível continuar no asfalto, que em poucos metros se volta a juntar à rota. Atravessamos um pequeno riacho e, descendo uma encosta, entramos em Airexe (6,4 quilómetros até Palas). Airexe orgulha-se do seu conjunto histórico formado por um sarcófago medieval semi-antropoide, a igreja de Santiago, com restos românicos e sepulcro, um cruzeiro e uma casa reitoral.

Na parte mais alta estão alojamentos e serviços. Depois de apanhar um cruzamento à esquerda, há uma pequena descida que leva a lavadouro público abandonado e depois o trilho volta a subir alguns metros até descer a Portos, a primeira localidade do município de Palas de Rei. Um pouco mais adiante, um painel informa sobre o desvio para Vilar de Donas, embora o Caminho de Santiago não toque na igreja monástica de Vilar de Donas, cuja evolução está totalmente ligada à rota. Em 1931 foi reconhecido como monumento nacional. Foi um dos principais centros de operações dos cavaleiros da Ordem de Santiago, que ali foram enterrados quando morreram.

O peregrino continua ao longo da estrada até chegar à aldeia de Lestedo, onde se destaca a reitoria de Lestedo, na lado direito. Era originalmente um hospital para peregrinos, era utilizado como casa para os párocos e hoje é uma magnífica casa rural que tem até uma biblioteca. Um pouco mais à frente, a igreja, rodeada pelo cemitério, coexiste com uma bela cruz de pedra. Mesmo ao seu lado, há um pequeno campo de futebol de relva. No lugar de A Brea, uma estalagem ao pé do Caminho, indica que o peregrino deve virar à esquerda e tomar um caminho plano que leva ao lado esquerdo da N-547. Ao chegar ao Alto del Rosario, nos dias mais claros, o peregrino poderá desfrutar pela primeira vez das vistas do pico do Sacro, uma montanha muito próxima que informa sobre a proximidade da capital galega. A última aldeia que o Caminho de Santiago atravessa antes de chegar a Palas é Rosário. Acredita-se que deve o seu nome à oração dos peregrinos ao chegar a este ponto como agradecimento pela sua fortuna durante a viagem e como sinal de alegria pela sempre próxima Santiago e, no final da estrada pavimentada da aldeia, um caminho de cascalho leva diretamente ao complexo Os Chacotes.