ETAPA 16

De Carrión de Los Condes a Terradillos de Los Templarios

26,4 kms

A planície castelhana domina com sobriedade e força esta etapa que inclui um dos maiores percursos despovoados do Caminho Francês. Ao longo dos primeiros 17 quilómetros, durante os quais há poucas árvores, exceto alguns choupos, os longos e intermináveis percursos retos, sem uma única aldeia, fonte ou sombra, são suscetíveis de desencorajar mais do que um peregrino. É aconselhável estar equipado com água e alimentos, bem como uma viseira e proteção para combater o impiedoso sol de Verão.

A estepe cerealífera não dá descanso e apenas as pequenas aldeias intermédias, que têm serviços, irão energizar a longa caminhada. Desde Calzadilla de la Cueza, guia para os caminhantes durante a Idade Média, um caminho paralelo à estrada nacional ajudará os peregrinos a avançar rapidamente. Na linha de chegada aguarda Terradillos de los Templarios, uma cidade onde a lenda coloca o enterro do ganso que pôs os ovos de ouro.

Esta etapa, na qual os caminhantes enfrentarão retas sem fim, sem sombra ou abrigo, começa com uma curta rota urbana através de Carrión de los Condes (405,3 quilómetros até Santiago). O percurso atravessa as ruas San Antonio, onde se encontra a igreja de Santiago com o seu famoso friso escultórico que mostra o românico em todo o seu esplendor, Esteban Collantes e Piña Blasco e depois atravessa o próprio rio Carrión sobre uma ponte asfaltada.

Chegamos então aos arredores do mosteiro beneditino de San Zoilo (século X), um local obrigatório, tanto pelos seus elementos românicos e pelo seu claustro plateresco, como pelo alojamento dos sarcófagos dos Condes literários de Carrión. Segundo o famoso Cantar de Mío Cid, os príncipes de Carrión, Don Diego e Don Fernando, casaram-se com as filhas de Rodrigo Díaz de Vivar. No entanto, após terem sido ofendidos e terem aparecido ao público como cobardes, decidem vingar-se e ultrajar as suas próprias esposas. As filhas do Cid são assediadas, espancadas, gravemente feridas e abandonadas no carvalhal de Corpes. O Cid Campeador salva então a afronta.

No mosteiro pode também visitar o Centro de Estudios y Documentación del Camino de Santiago, que alberga uma biblioteca com cerca de 4.500 volumes sobre o tema de Santiago. Os peregrinos podem consultar vários manuscritos, incluindo um fascículo do Codex Calixtinus. O peregrino deixa o mosteiro do lado esquerdo e do lado direito, um marco com o brasão de armas da Galiza.

Segue depois para uma rotunda, que é bastante perigosa, embora bem sinalizada, onde atravessa a CL-615 sem um pavimento. O percurso continua em frente ao longo da Avenida de Donantes, num troço onde os viajantes encontrarão primeiro um posto da Cruz Vermelha e depois uma estação de serviço. As setas nos sinais guiam-nos para um cruzamento com a N-120, que é atravessada sem uma passagem de peões para continuar à frente novamente na PR-2411, uma estrada local com pouco tráfego que leva a Villotilla.

O peregrino terá de continuar por mais de 3 quilómetros ao longo do lado esquerdo do asfalto e sem faixa de paragem de emergência, acompanhado pelas duras estepes e áreas irrigadas. O percurso é intercalado com troços de diferentes larguras, embora sempre fáceis de percorrer, e por vezes a estrada é mesmo de dois sentidos. Atravessa um riacho e depois chega à terra onde outrora se situava a abadia de Benevívere (da boa vida) (21,6 quilómetros até Terradillos). Hoje em dia, apenas algumas ruínas deste templo do século XII ainda se encontram de pé, o que não se pode ver no próprio itinerário.

Depois de atravessar a ribeira de Perionda no asfalto, a rota deixa a estrada e nos 12 quilómetros seguintes segue a Via Aquitânia, uma estrada romana que ligava Bordéus a Astorga e que a rota jacobeia ainda segue no seu traçado original. Numa superfície de terra e pequenas rochas, e por vezes escoltados por uma fila de árvores que não fornecem sombra, os caminhantes avançam de forma monótona tendo como referência visual, 500 metros à direita, a auto-estrada Camiño de Santiago.

Neste percurso reto, os peregrinos terão de enfrentar a falta de sombra e a falta de fontes com água potável, pelo que é aconselhável fazer o passeio com alguma calma e sem pressa. Avançamos através de uma área que na Idade Média era o lar de dois importantes hospitais de peregrinos, dos quais não há restos, e que deve ter sido um verdadeiro oásis no meio do deserto.

O primeiro que os caminhantes encontraram chamava-se Hospital de Santa María de la Fuente, Hospitalejo ou Hospital de Don García, fundado no século XII. Um posterior é conhecido como Hospital Blanco. Após 4 quilómetros e meio ao longo deste percurso e depois de atravessar um canal, chega-se à zona recreativa Fuente del Hospitalejo, que convida os peregrinos a fazer uma pausa, apesar de ter bancos sem sombra e sem fonte.

No seu contínuo avanço, atravessam um cruzamento com a estrada local que leva a Bustillo para continuarem em linha reta novamente. Mesmo antes deste cruzamento (16,4 quilómetros até Terradillos), e apenas em época alta, é possível aos peregrinos tomar uma bebida num bar improvisado. No novo troço da estrada romana há ainda longos e intermináveis troços retos e a solidão dos campos de cereais. Apenas uma azinheira que os peregrinos encontrarão do lado esquerdo pode servir como ponto de referência. Após um período de chuvas fortes, é possível que este caminho possa também aparecer coberto de água devido ao solo argiloso.

Cerca de 2 quilómetros mais adiante, os caminhantes chegam à zona recreativa da Cañada Real Leonesa, onde uma placa avisa que este lugar é utilizado por pastores transumantes no seu caminho desde as pastagens de Verão da província de León até às pastagens de Inverno das comunidades da Extremadura e Andaluzia. Esta área de descanso inclui mesas exteriores, um assento coberto e uma casa de banho.

Acompanhado por álamos, o peregrino continua então ao longo de um trecho de subidas e descidas suaves que o levam às proximidades da primeira paragem do palco, Calzadilla de la Cueza (9,3 quilómetros até Terradillos), uma cidade que permanece escondida até ao último momento para o desespero do peregrino impaciente. Deixar uma igreja e um palheiro à direita e descer rapidamente por uma encosta até esta pequena aldeia, que acolhe viajantes com uma importante pousada construída sobre um armazém com uma refrescante máquina de bebidas no exterior e uma piscina no interior.

O percurso contorna a aldeia do lado esquerdo e passa pelo seu único restaurante, para avançar, a partir de uma boa sinalização em casas e postes, para o final. Alcançamos então um cruzamento com a N-120, um desvio que os caminhantes devem fazer à direita para poupar sobre o asfalto, o rio Cueza.

Continue por uma pista paralela à estrada nacional do lado esquerdo que o leva às ruínas do antigo Hospital del Gran Caballero ou Santa Maria de las Tiendas. As origens deste enclave remontam ao século XII, quando a Ordem de Santiago fundou aqui um hospital para peregrinos, a semente do mosteiro.

A estalagem, que esteve em funcionamento até ao século XIX, era muito popular no Caminho dos Peregrinos devido à sua riqueza e tamanho e porque fornecia uma generosa ração de pão, vinho e queijo. Durante muitos anos foi uma paragem obrigatória para os peregrinos franciscanos. O grande retábulo renascentista da sua igreja (século XVI) pode ser admirado hoje em dia na igreja de San Martín, na vizinha Calzadilla.

O percurso regressa ao asfalto por um curto trecho e depois regressa à estreita pista de terra batida que corre paralelamente à estrada nacional. Após uma subida suave e subsequente descida e no auge de uma área recreativa, o Caminho bifurca em duas variantes. Os peregrinos podem continuar paralelamente à estrada nacional até chegarem à entrada de Lédigos, que alcançam depois de atravessar a estrada e seguir um desvio para a direita, ou podem atravessar o asfalto junto à zona de descanso e tomar uma pista que se afasta da N-120 e 200 metros depois vira à esquerda e aproxima-se do enclave no seu ponto mais alto, onde se encontra a igreja paroquial.

Qualquer uma das duas alternativas é simples e não envolve quaisquer problemas ou desníveis. Também não há diferença na quilometragem. Em Lédigos (3 quilómetros até Terradillos) uma das visitas de referência é o referido templo, dedicado ao apóstolo Santiago e localizado numa colina de onde se pode ver Terradillos de los Templarios, o fim da etapa.

Alguns historiadores salientam que é a única igreja no percurso em que existem representações das três imagens de Santiago: peregrina, apóstola e mata-mouros. A pequena aldeia, que até ao século XVIII tinha um albergue para peregrinos, tem agora um albergue privado com um bar, um refúgio para mais do que um caminhante que por esta altura já terá sede. O percurso atravessa o enclave e arranca ao longo de uma rua que corre paralelamente à N-120 no seu lado direito.

O caminho, estreito no início, alarga-se à medida que avança atrás de um grande parque público com instalações desportivas, uma fonte, bancos e baloiços. No final, o Caminho de Santiago atravessa novamente a estrada nacional à sua esquerda para enfrentar os últimos quilómetros num caminho fácil, feito de terra com pedras incrustadas nela. Só voltará ao asfalto durante o curto trecho que atravessa o rio Cueza por estrada.

Pouco depois, já se pode ver do lado esquerdo a grande área ocupada por uma pousada privada, situada 200 metros antes do início do município e cuja piscina irá seduzir mais do que um peregrino sufocado. Se preferir continuar para o enclave, o fim da etapa, os peregrinos devem continuar o seu caminho e fazer um desvio para a esquerda que os conduzirá à rua Saldaña.

O nome de Terradillos de los Templarios, com as suas casas de tijolo e adobe, refere-se a este "lugar de pequenos telhados de terra ou terraços". De facto, a aldeia está situada num promontório simples que levanta as primeiras casas. Contudo, se esta aldeia é hoje conhecida por alguma coisa, é pela sua relação com o Templo, pois era o território de jurisdição desta ordem.

O Templo era uma das mais famosas ordens militares cristãs. Fundada em 1118, após a primeira Cruzada, por nove cavaleiros franceses liderados por Hugo de Payens, o seu objetivo original era proteger as vidas dos cristãos em peregrinação a Jerusalém, após a sua conquista. Como guardiães dos lugares santos, os Templários também estenderam a sua tutela ao Caminho de Santiago.

No século XII havia nas proximidades de Terradillos uma estalagem de peregrinos (agora demolida) que tinha o nome de San Juan e que era protegida pelos Cavaleiros Templários. Diz a lenda que foi também neste lugar que os últimos templários enterraram o famoso ganso que pôs os ovos de ouro. Os habitantes locais têm tradicionalmente localizado no Alto Torbosillo o local onde o precioso animal está escondido. Esta colina pode ser vista se o peregrino, no seu passeio, olhar para a direita.

Este é um tema recorrente nos enclaves ocupados pelos Templários. De facto, Viana, na mesma estrada com mil anos, é outro lugar onde a galinha também é suposto estar enterrada. Tudo isto se deve ao enriquecimento da ordem, que deu origem aos vizinhos destes núcleos a tecer diferentes tipos de lendas para a explicar. Houve outras teorias que os tornaram mestres da arte da alquimia e, portanto, fabricantes de enormes quantidades de ouro. A verdade é que a galinha tem estado associada desde tempos imemoriais com o metal precioso.

Em Terradillos, uma das lendas conta que no passado havia uma igreja paroquial na cidade, a paróquia de San Esteban (hoje em dia não conservada), cujo pároco levava um ovo dourado a Santiago todos os anos. Até que um dia, o capítulo de Santiago de Compostela explicou-lhe que não queriam apenas um ovo, queriam a galinha inteira. Para que não a pudesse levar consigo, os membros do templo enterraram-no nos arredores, no cimo de Torbosillo.