etapa 33 b

triacastela a sarria (por samos)

24,8 kms

Apesar desta variante que chega a  Sarria  via  Samos  sempre ter sido secundária e ter certos aspetos negativos, como dois grandes troços por asfalto, tem a seu favor vários argumentos paisagísticos de peso, para além da própria fruição do mosteiro de Samos, a principal atração do dia. O percurso, depois de sair de Triacastela , continua ao longo das margens do rio Oribio e introduz o caminhante em exuberantes matas ribeirinhas, com carvalhos e castanheiros. Além disso, aproxima-o de belas aldeias imersas na natureza, como San Cristovo ou Renche, exemplos vivos da arquitetura popular da região.

Para esta alternativa, o peregrino não encontrará os marcos que diminuem a distância a  Santiago  e que estão reservados para o percurso por San Xil, embora possa seguir as caraterísticas setas amarelas que marcam o percurso. O peregrino não encontrará muitas fontes ou estabelecimentos onde possa obter mantimentoss. Por isso, recomenda-se, sobretudo se o Caminho se faz na época baixa, parar para comer em Samos, onde existem todo o tipo de serviços.

O dia começa para os peregrinos junto ao albergue municipal localizado na entrada de Triacastela (134 quilômetros de Santiago). Depois de cruzar o centro e chegar à Plaza de la Diputación, onde se encontra a Câmara Municipal, o peregrino deve deixá-la para trás para começar à esquerda, ao longo da LU-633, o caminho para Samos. Este primeiro itinerário para o sul acarreta um certo perigo, pois é a própria estrada, sem passeios, o Caminho. Embora o sinal amarelo esteja indicado do lado direito, é quase preferível continuar do lado esquerdo, pois há um caminho paralelo ao asfalto em alguns troços que podem ajudar os caminhantes, principalmente os peregrinos com crianças.

Já percorridos três quilómetros da etapa, chegamos a uma sinalização que conduz a uma das duas casas de turismo rural do dia, para a qual teremos de nos desviar. O itinerário, no entanto, continua em frente e pouco tempo depois, nos arredores de San Cristovo, aparece o segundo sinal oficial da rota milenar. Devemos então fazer um desvio sinalizado para a direita, que, numa estrada de asfalto e cascalho solto e com uma inclinação de 25% que suaviza no final, chega à entrada desta idílica aldeia banhada e dividida pelo rio, onde encontramos uma igreja com um retábulo barroco do século XVII.

San Cristovo do Real (17,6 quilómetros de Sarria), um enclave onde se escondem vários exemplos de arquitetura românica rural, convida o caminhante a relaxar com uma bela ponte, um lavadouro público e um ambiente em que o tempo parece não passar. Esta é também a localização de um dos poucos bares nesta primeira parte da viagem, que não tem, no entanto, qualquer serviço alimentar. O percurso deixa o cemitério local à esquerda e avança por um caminho à direita através do vale do Oribio, onde o caminhante avançará entre castanheiros frondosos e choupos, naquele que é um dos troços mais agradáveis do dia.

Após passar o cruzamento que conduz ao albergue, o percurso continua ao longo de um caminho de terra batida que por vezes tem de atravessar rochas e buracos e que acompanha o rio à direita. Atravessamos uma ponte de novo e depois subimos e descemos declives suaves. Chegamos a Renche (a 15,96 quilómetros de Sarria), outro dos lugares mais notáveis do dia. Os seus antigos e conhecidos moinhos merecem ser contemplados calmamente. O Caminho contorna a igreja paroquial e o cemitério adjacente subindo depois uma rampa até à LU-633, uma estrada que deixará 50 metros mais tarde, depois de passar uma mesa e alguns bancos de descanso. Depois desliga-se à direita para uma estrada com um declive de 21%.

O objetivo imediato é Lastres (15,59 quilómetros até Sarria), um pequeno enclave sem serviços, que será alcançado após atravessar novas pontes e enfrentar outra importante subida. A partir deste ponto, e num deslizamento contínuo, o itinerário sofre várias mudanças de piso: vai desde a terra compacta com pedras soltas, o que torna difícil manter o ritmo, até ao aglomerado de cascalho e terra. Subindo novamente, o caminhante chega a Freituxe (14,29 quilómetros até Sarria), uma aldeia com uma pequena capela e uma zona de piquenique, enquanto, pouco tempo depois, e depois de enfrentar uma descida íngreme em mau estado, com grandes pedras soltas e rochas sucessivas e uma nova passagem sobre o rio, chega à bela aldeia de San Martiño (13,1 quilómetros até Sarria). Nesta aldeia destaca-se um templo rural românico do final do século XII construído com alvenaria de ardósia. Depois de uma nova encosta, o caminho passa por um túnel que atravessa a LU-633 para virar à esquerda e atravessar, um pouco mais tarde e sem uma passagem de peões, outra estrada. Este troço, com uma superfície de estrada irregular, desce gradualmente até Samos (11,28 até Sarria). Numa curva podemos tirar o melhor retrato da abadia beneditina.

A travessia continua então junto à antiga muralha que encerrava tudo o que era propriedade do mosteiro (datada do século XVII) e era conhecida como A Cerca. A descida, que atinge 20%, só é suavizada quando se chega às primeiras casas do enclave que já oferece aos caminhantes vários serviços. Uma mercearia, uma oficina de mecânica e um bar abrem caminho num terreno de lajes de pedra. À direita ergue-se majestosamente o conhecido mosteiro a que os caminhantes podem aceder de imediato de ambos os lados do rio Oribio.

Depois de visitar a abadia Samonesa (terá de verificar as horas de abertura com antecedência para tentar adaptar a sua chegada ao enclave), recomenda-se aos peregrinos que caminhem 100 metros para trás para não perder a Capela do Salvador, em estilo moçárabe e construída no final do século IX e o cipreste de mil anos que está quase ligado a ela. Esta árvore é uma das 50 árvores mais notáveis de Espanha.

Após esta paragem, os caminhantes devem voltar atrás e atravessar a aldeia ao longo da avenida principal. A estrada passa por um belo palco de música e uma fonte de 1936 para se juntar novamente na saída de Samos com a LU-633, uma estrada que se recomenda percorrer do lado esquerdo. Os peregrinos podem passar um monumento erguido em sua honra e, sobretudo, descansar numa das áreas recreativas que marcam este espaço. Em Teiguín (9,52 quilómetros até Sarria), por exemplo, os peregrinos encontrarão, ao lado de pontes e passarelas, mesas onde podem comer ao ar livre e um parque infantil.

Às portas de Sarria e após 2 quilómetros percorridos paralelamente à LU-633, o percurso sai finalmente desta estrada em Teiguín, onde existe uma bela capela restaurada. Atravessa a estrada sem passagem de peões e faz um desvio para a direita que conduz através de uma subida curta e dura até à aldeia de Pascais. Neste ponto, desce-se por um caminho de pedra, que é atravessado por um riacho, até chegar à igreja de Santa Uxía de Pascais e à sua casa reitoral.

O dia enfrenta outro dos seus troços mais belos, pois traz os caminhantes de novo para perto do rio. Através de subidas e descidas sucessivas que alternam entre trilhos e asfalto, os peregrinos atravessam pequenos enclaves como Gorolfe enquanto se aproximam de uma zona ribeirinha que corre quase sempre ao longo da margem direita do rio. Terá de ter cuidado com a sinalização, pois tanto na encosta onde aparece o rio Sarria e o itinerário vira à direita como pouco antes de Veiga de Reiriz, onde a seta é desenhada numa parede, se poderá duvidar qual o caminho a seguir.

Nesta aldeia (Veiga de Reiriz) os peregrinos encontrarão uma máquina de bebidas numa casa, um bom refresco antes de enfrentarem a última parte da etapa. Restam duas subidas para chegar à aldeia de Perros e acolher os peregrinos no município de Sarria. Num último esforço, os peregrinos terão de atravessar a LU-5602 por uma ponte e chegar a Aguiada (4,7 quilómetros até Sarria), onde este itinerário se funde com o itinerário vindo de San Xil. O andarilho continua então ao longo de um caminho paralelo à estrada.

Numa reta final que avança rapidamente num ligeiro desnível do terreno, os peregrinos acedem primeiro a Vigo de Sarria, uma aldeia engolida pela capital durante o boom dos tijolos e que hoje em dia se tornou uma espécie de bairro, para aceder pouco depois, após um labirinto urbano, à própria Sarria.