etapa 5

vilar maior a castelo mendo

21,4 kms

Esta etapa inicia na aldeia de Vilar Maior. A descida até à GRVC é feita por estrada e caminhos agrícolas, por trilho não marcado (4,4 km), atravessando a aldeia de Badamalos.

Alcançada a GRVC, o trilho segue junto à margem direita do Côa, ladeado por lameiros verdejantes, ponteados com grandes árvores. O traçado atravessa as Ribeiras da Nave e de Vilar Maior e, mais adiante, o rio Côa, através de um pontão pedonal. Aqui é possível aceder à aldeia de Porto de Ovelha, através de um desvio não marcado (570 m). Existe também um desvio BTT/Equestre da GRVC com as extremidades marcadas (Desvio BTT/Equestre Porto de Ovelha/Jardo).

A GRVC prossegue por lameiros e antigas hortas até ao Sítio do Açude, onde é possível aceder à aldeia de Malhada Sorda, através de um desvio não marcado (2,9 km). O percurso pedestre sobe até à aldeia de Jardo, descendo depois à foz do rio Noemi, onde é possível observar um conjunto interessante de moinhos. Por campos, prados e bosques de sobreiro, o trilho continua pela margem esquerda do rio Côa, atravessa a linha férrea e segue até ao Porto de S. Miguel. Aqui, a GRVC cruza-se com a GR Aldeias Históricas (GR22).

A etapa termina com a subida à aldeia de Castelo Mendo, através de um desvio não marcado (2,3 km).