ETAPA 3

Betanzos a Bruma

24 kms

Equador do Caminho Inglês. A terceira etapa da rota passa pelos municípios de Betanzos, Abegondo e Mesía. É tão ou mais duro do que o anterior, especialmente devido ao seu comprimento e às encostas íngremes no último terço. O peregrino tem diante de si mais de 30 quilómetros, longe dos centros urbanos e com poucos serviços. Acaricia terras de As Mariñas, entra em forjas e leitos de rio frescos à sombra de pinheiros e carvalhos e os nada autóctones eucaliptos através de caminhos florestais. Cada passo avança para o interior, afastando-se da costa da Corunha, para chegar a Bruma, o ponto mais alto do Caminho a quase 500 metros acima do nível do mar.

É altamente recomendável deixar Betanzos bem abastecido de comida e bebida, pois dificilmente encontrará bar em toda a extensão. E se o sol for forte, a proteção da pele será essencial na mochila do peregrino, porque também haverá troços muito expostos e abertos. O dia começa com uma subida íngreme para deixar para trás a capital de Betanzos, o que prefigura como os últimos quilómetros da etapa irão terminar.

Rodeado pelos rios Mendo e Mandeo, o peregrino retoma o Caminho na capital da região de As Mariñas. Betanzos, antiga província galega, é por herança, tradição e cultura, uma cidade incontornável. Assim, uma vez conhecida a cidade, tomaremos o centro da cidade como ponto de partida, especificamente ao pé da estátua dos irmãos García Naveira, na praça que leva o seu nome, embora seja popularmente conhecida como O Campo porque a feira tradicional é ali realizada.

O caminheiro está rodeado pelos edifícios do Convento de Santo Domingo (século XVI), o edifício neoclássico do Arquivo do Reino da Galiza (que alberga o Gabinete de Turismo) e a Biblioteca Municipal, antiga Escola dos Órfãos. A Fonte de Diana de Versalles, fundida em Paris e o palco são a bandeira da ornamentação única herdada do modernismo.

No caminho, o peregrino anda ao longo da Rúa do Rollo - marcada com vieiras no pavimento - até chegar a uma mudança de declive que inicia uma descida à velha ponte de As Cascas, já mencionada em documentos que datam de 1200. Explodida pelos ingleses em 1809 no seu avanço para A Coruña, a ponte teve de ser reconstruída.

Depois atravessa-se a estrada e, com uma curva para a esquerda, inicia-se uma subida dura que afasta o itinerário do centro de Betanzos - a uma curta distância de lá encontra-se a loja de bicicletas Ciqlo, 0034 881986176 -. Neste troço, as setas amarelas pintadas na estrada são os melhores guias. No meio da encosta íngreme existe uma enorme parede de betão, onde se vira à direita para continuar a subida. Quase no final da subida, a silhueta de um peregrino metálico aponta com o braço para a rota jacobeia, em direção ao lugar de Couto.

Uma vez que o caminho tenha entre numa zona puramente rural, atravessa a linha ferroviária Betanzos-Infesta sobre uma ponte em Campoeiro. Podemos então ver uma nova passagem superior, desta vez sobre a autoestrada A-6 onde, uma vez atravessada, começa com uma curva para a direita até chegarmos a um grupo de casas em Xanrozo. Todo o percurso descrito até este ponto está geralmente bem sinalizado e percorre estradas de asfalto. Um ponto à parte, marca a entrada no município de Abegondo (23 quilómetros até Bruma / 64 até Santiago) através de Limiñón. Se precisar de se refrescar neste ponto, quando chegar a um cruzamento em frente ao campo de futebol, encontrará um bar a cerca de 200 metros à esquerda. Continuando ao longo do percurso, no campo de futebol (à esquerda do caminho), a estrada vira para a terra durante uma descida que leva à ponte de Limiñón, sobre a água que corre para o reservatório Abegondo-Cecebre. A estrada (CP-105), mais uma vez asfaltada, leva a Cos. Logo no posto de sinalização desta paróquia, viramos à esquerda para uma estrada entre prados, paralela ao rio, que conduz à igreja e ao cemitério de San Esteban de Cos.

Deixando para trás o santuário e um pequeno grupo de casas, a rota entra numa zona arborizada que evoca a Floresta Animada de Fernández Flórez, situada na vizinha Cecebre. A apenas algumas centenas de metros - nos quais temos de atravessar um pequeno riacho - chegamos ao lugar de Meangos, curiosamente assinalados numa placa de matrícula de automóvel ao pé do marco que indica o caminho para Compostela. A partir daí, na antiga aldeia de Cima de Vila, a tarefa torna-se mais complicada para o peregrino. Neste momento, cobrimos um terço da fase. Seguimos um caminho para a esquerda, na rota do velho Camiño Real. Começa na relva, mas alguns metros à frente torna-se um caminho lamacento e estreito que se junta a um trilho florestal com cerca de um quilómetro de comprimento.

Após um troço de estrada, suportável, chegamos ao lugar de Presedo. Com uma incursão seguinte em troços que alternam entre terra e bom piso de estrada, chegamos à igreja e paróquia do Leiro (14 quilómetros até Bruma / 55 até Santiago). Do lado direito da igreja há uma área coberta com bancos, grelhadores e torneiras (funcionam). A igreja em honra de Santa Eulália data do século XVIII está rodeada pelo cemitério. É um bom lugar para parar e recuperar as suas forças.

Com as nossas pernas revitalizadas e determinadas a completar a segunda metade da etapa, retomamos o passo até Francos, através do pequeno grupo de casas de Matiño. Depois, um troço entre montanhas, muito lamacento e com subidas, leva de volta à estrada local, que é abandonada um pouco mais adiante para entrar na rota ao longo de um caminho paralelo ao rio. Teremos de prestar muita atenção à medida que o caminho se torna cada vez mais estreito, pois chega um ponto em que as setas amarelas desaparecem.

O peregrino será presenteado com uma bifurcação na estrada: desça à direita, longe do rio, numa pequena encosta, seguindo as marcas azuis pintadas nas árvores para chegar à estrada, no lugar de Vilacoba (11 quilómetros até Bruma). Aí encontrará o único bar sem sair do itinerário: Casa Julia (refeições a pedido, 0034 981630242), também conhecida como La Pequeñita, uma referência gastronómica do Caminho Inglês. É o último refúgio antes da subida muito dura a Vizoño.

A subida começa aos pés da antiga e abandonada ermida de San Paio e da igreja vizinha de Santo Tomé. Após a primeira encosta íngreme passamos em frente da zona recreativa de Vizoño (7 quilómetros até Bruma); é um bom lugar para descansar, pois está equipado com mesas e bancos debaixo de um belo carvalho. Também tem uma fonte, mas não é aconselhável beber a sua água.

Ainda a subir - passamos junto a um cruzeiro de pedra isolado que pertence à igreja de Vizoño - o percurso continua a combinar caminhos asfaltados com trilhos de terra até atravessarmos a ponte sobre a autoestrada AP-9, na direção de A Malata, uma zona agrícola onde existem numerosas explorações dedicadas à criação de porcos e martas.

Finalmente, em terreno plano, embora desprovido de árvores ou elementos que abrigam o peregrino da chuva ou do sol, é possível ver as antenas repetidoras de Mesón do Vento, uma localidade perto do albergue de Bruma onde se pode aceder a serviços como táxis, restaurantes, pousadas, alojamentos, bancos, farmácias, mercearias ou lojas de vestuário e calçado.

Continuando por largos caminhos de terra, que servem as quintas, chega-se finalmente ao albergue de Bruma (26 quilómetros até Sigüeiro / 42 até Santiago), município de Mesía e onde se encontram as rotas do Caminho Inglês desde o porto de Ferrol e A Coruña. Há ainda restos do antigo hospital de peregrinos de origem medieval, junto à antiga capela de San Lorenzo. Os estudos realizados sobre a origem do edifício sublinham que a sua antiguidade "não oferece a menor dúvida", segundo a cessão que Pedro Martínez e a sua esposa Urraca Rodriguez fizeram em benefício do hospital de Santiago "de omni portione nostra ipsius ipsius hospitals of Gruma", no ano 1175. Também referido como "Hospital de Gruma" pelo Padre Sarmiento seis séculos mais tarde.

O centro não tem serviços exceto o albergue, contudo, os estabelecimentos do Mesón do Vento trazem almoço e jantar a pedido dos peregrinos, como é o caso do Mesón La Ruta, também com serviço de táxi (0034 981692754).