ETAPA 1 (1b)

A Coruña a Bruma

31,2 kms

A variante de A Coruña, também conhecida como Via do Farol, ao começar iluminada pela Torre de Hércules, liga-se na cidade de Bruma com o itinerário proveniente de Ferrol, um marco onde convergem as duas rotas da Via Inglesa. A primeira etapa da cidade de A Coruña atravessa os municípios de Culleredo, Cambre, Carral, Abegondo e Mesía, numa rota de dificuldade moderada até encontrar as encostas íngremes no final do troço.

Na jornada inaugural, o peregrino percorrerá uma distância de 32 quilómetros; uma caminhada considerável, ainda que acessível por tratar-se da primeira etapa e tendo em conta que a variante da Corunha é reduzida a três etapas até Santiago, com um total de 74 quilómetros.

A partir de um ambiente puramente urbano no primeiro terço do dia, o Caminho deixa para trás a costa atlântica e entra nas áreas florestadas através de caminhos e trilhos florestais. O lado negativo da etapa é a má sinalização no centro da Corunha e a facilidade de se perder em Culleredo e Cambre, onde terá de prestar especial atenção para não se desviar do caminho.

Rodeada de serviços, a rota não constitui um problema de abastecimento, embora os quilómetros finais sejam serpenteados por caminhos afastados dos centros populacionais.

O porto de O Parrote é a referência histórica para o desembarque de peregrinos em A Coruña. Da mesma forma que a ferrolana, a herculina destacada pela sua localização estratégica como ponto de chegada entre as cidades do Golfo de Ártabro desde a invenção do Caminho na Idade Média e as primeiras peregrinações de devotos do norte e oeste da Europa para visitar o túmulo do apóstolo Santiago.

A primeira referência dos peregrinos e ponto de partida atual de A Corunha, é a igreja de Santiago, o templo mais antigo da cidade, construído no século XII e localizado na cidade velha, no número 1 da rua Parrote. De origem românica e construída sobre uma capela anterior, preserva três absides da construção original e tem na sua fachada uma imagem equestre do apóstolo Santiago, bem como numerosos motivos jacobeus no seu interior. A uma curta distância, no número 12 da mesma rua, pode ir buscar as suas credenciais, a Compostela, embora apenas às quintas-feiras, das 17:00 às 19:00. A área conserva vestígios de arquitetura militar e os restos das muralhas protetoras do primitivo povoado da cidade, ladeado pelo castelo de San Antón (casa do Museu Histórico Arqueológico) e o baluarte conhecido como a Fortaleza Velha, agora o jardim de San Carlos.

Uma vez iniciado o percurso a partir da igreja de Santiago, um pouco mais de cem metros mais à frente encontra-se a praça de María Pita e a Câmara Municipal. Devido à deficiente sinalização do Caminho no tecido urbano, é aconselhável seguir o mapa das ruas, confiando nas indicações mesmo que não haja sinalização do Caminho dos Peregrinos. Assim, a partir da praça da Câmara Municipal o percurso segue a Avenida de la Marina, sob os edifícios de galerias e arcadas que lhe valeram o apelido de cidade de vidro. Continuando em linha reta, o percurso decorre paralelamente a los Cantones e passa pelo emblemático Obelisco, construído em 1895 em memória do presidente da câmara Aureliano Linares Rivas.

Sem se desviar da linha reta, continuar ao longo da Rua Sánchez Bregua, deixando a Praça Ourense à direita e o edifício da Delegação do Governo à esquerda. Continuar em frente ao longo da Avenida Linares Rivas e alcançar a fonte Cuatro Caminos na Rua Fernández Latorre.

O Caminho atravessa a praça deixando a fonte à esquerda e continua em frente ao longo da Marqués de Amboage, até uma ligeira curva ascendente, na altura da estação de autocarros, junto à Avenida Alfonso Molina e uma ponte pedonal que atravessa as quatro faixas de rodagem. Teremos de nos desfazer dele e continuar em frente, descendo suavemente, até chegarmos à rotunda que liga à Avenida Monelos, ao lado do edifício administrativo polivalente. A partir daí, as sinalizações começam a tornar-se visíveis e não haverá dificuldade em encontrar o seu caminho nos próximos quilómetros.

Depois de atravessarmos a rotunda (segundo ramal), iniciamos uma subida em direção ao bairro de Eirís, a saída da cidade. Quase no topo da colina, a rota chega a uma rotunda numa zona de construção. Teremos de virar à esquerda através de uma passagem de betão para voltar a entrar na Avenida Monelos. Da suave subida descemos a Avenida Montserrat, enquanto o viajante é acompanhado pela bela vista de Santa Cristina (esquerda). Uma vez terminada a descida, chegamos à Fábrica de Armas, pouco antes de uma curta incursão na N-550. É um troço onde é necessária extrema cautela, pois é uma estrada muito movimentada.

À direita encontra-se o supermercado Alcampo e uma estação de serviço. Permanecendo na estrada nacional, o peregrino acede ao município de Culleredo pela Avenida Miguel González Garcés (Portazgo) e depois vira à esquerda para uma rua estreita (Río de Quintas). É um pequeno troço junto a um velho muro de pedra que pode levar a confusão devido à falta de sinalização: tomar a segunda curva à direita (rua Eduardo Blanco Amor), descer a encosta, e depois virar à esquerda, ao longo da rua Jorge Guillén, até chegar a uma passagem pedonal na avenida Fonteculler.

Atravessa em direção à urbanização A Ría, de onde se acede ao passeio marítimo do estuário do Burgo. Amplas áreas verdes e uma ciclovia marcam o caminho, faltando também indicações nesta parte do percurso. O caminheiro não deve desesperar, pois será necessário completar o passeio ribeirinho sem qualquer sinal até à ponte de O Burgo, uma construção datada do século XIV sobre os restos de uma ponte romana. Dinamitada pelos ingleses durante as guerras napoleónicas, a infraestrutura é um símbolo e um ponto de referência na comunicação entre os municípios de Culleredo e Cambre. Deste lado, há um monumento ao peregrino e um cruzeiro (22 quilómetros até Bruma, 64 até Santiago).

A partir daí, o passeio sobe, à direita, até à igreja de Santiago de O Burgo, paragem obrigatória para os peregrinos. Construída em meados do século XII sob o patrocínio da Ordem dos Templários, a capela conserva vestígios do seu estilo românico, apesar das reformas levadas a cabo no final do século XVIII. No seu interior encontram-se as imagens de Santiago Peregrino, Santiago Matamoros e da Virgem Peregrina.

Continuar ao longo do caminho em direção às ruas Colina (esquerda) e Picasso até se juntar à Avenida Galicia (esquerda). Continuar ao longo da fonte de Pelamios e da rua a que dá nome até à rua de San Xiao, na freguesia de Almeiras, nas imediações do aeroporto de Alvedro.

O Caminho passa em frente à igreja neoclássica de Almeiras, rua Choeira e rua Catas. Depois vira à esquerda ao longo de Arcebispo Xelmírez e contorna o castro de Alvedro até alcançar novamente a N-550 e os acessos ao parque empresarial. Paralelamente a esta zona industrial, o itinerário corre então para a esquerda e atravessa o rio Valiñas sobre a ponte medieval de A Xira. Esta é a entrada para o município de Cambre através da freguesia de Sigrás.

Atravessa os lugares de Souto e Sobrecarreira, para se ligar à estrada Cabana-Anceis, até A Rocha, na rotunda da N-550 e acesso à autoestrada A-6. Este troço de Almeiras leva gradualmente o caminheiro para a zona rural, deixando para trás as estradas movimentadas e o ruído irritante do trânsito, bem como a ameaça que representa para os peões. Há também uma segunda metade da etapa que está bem sinalizada, com marcos e setas amarelas apontando para Compostela.

Os passos conduzem à paróquia de Anceis (Cambre) e aos seus locais histórico-artísticos de grande valor. O primeiro que o peregrino encontra é a casa senhorial dos Drozo (esquerda) e em frente, a fonte de San Antón, com a sua bela talha. El pazo data dos finais do século XVI e é um dos edifícios mais antigos do município.

Alguns passos mais à frente, outra casa senhorial surge do lado do Caminho: o amuralhado pazo de Anceis, também conhecida como pazo do Conde. Um impressionante brasão de armas coroa a fachada do edifício, construído no século XVII e recentemente restaurado. Em frente à sua entrada há um cruzamento, na pequena praça de San Marcos, onde o peregrino encontrará uma torneira de água potável.

Deixamos o asfalto algumas centenas de metros mais adiante para tomar um caminho de terra batida que leva ao município de Carral (11 quilómetros até Bruma, 53 até Santiago). O caminho termina em Lameira, junto às instalações da popular padaria Da Cunha, que dispõe de uma cafetaria.

Novamente no asfalto, percorre os lugares do Corpo Santo, Segurde e Cañás, bem sinalizados.

Após um troço de descida, o percurso vira à direita para um caminho de terra (um pouco lamacento na chuva) que leva à fronteira entre Carral e Abegondo. O peregrino chega à Aquelabanda (CP-0103 estrada de Montouto a Carral), um lugar singular devido à sua bela capela em honra de San Juan (1697) e pertencente à paróquia de Santa Maria de Sarandóns. É também conhecida como a casa de Felipe II, assim chamada porque há uma inscrição na fachada que recorda a estadia em 1554 do príncipe Felipe, filho do rei Carlos V, a caminho de A Coruña para embarcar para Inglaterra, onde se casaria com María Tudor.

Aquelabanda é um bom local para fazer uma paragem, pois tem também um bar (Café Bar Centro) e uma loja (Ultramarinos Quintas), estabelecimentos separados pela ponte sobre o rio Barcés. É também o início da dura subida até ao fim da etapa, pelo que é melhor enfrentá-la com energia renovada.

Pouco a pouco, o caminho torna-se mais íngreme, numa estrada asfaltada que se junta à AC-222. Atravessando-a, o peregrino volta a entrar no município de Carral, através da paróquia de Santa Mariña de Beira. Perante nós, a escalada interminável ao Alto de Peito. Parece nunca terminar e, após cada curva, esperançosa de terreno plano, outra encosta íngreme desafia as pernas do peregrino, até que a primeira quinta (à direita) seja alcançada. O esforço durante a subida será recompensado com a vista panorâmica dos estuários de A Coruña, Ares e Ferrol.

Uma vez alcançado este ponto, no cruzamento com a estrada AC-542, o percurso chega ao fim ao longo de um caminho de terra que mais tarde parece desaparecer entre prados. Por mais contraditório que possa parecer, devemos confiar num marco que indica à direita através de uma terra na qual o Caminho parece ter desaparecido. Depois passa por uma passagem abrigada à sombra de loureiros, até voltar a juntar-se à estrada no lugar de Travesas. Continuando pela berma da estrada, chegamos ao bar e à Tabacaria Casa Avelina, o último estabelecimento até Mesón do Vento.

O ponto de referência seguinte é a central elétrica, onde deixamos definitivamente a AC-542, atravessando-a para entrar nos caminhos de terra que dão acesso às explorações de porcos e martas da zona. É lá que encontra o Caminho Inglês vindo de Ferrol, com o qual a variante A Coruña partilha os últimos metros até ao albergue de Bruma, no município de Mesía. O fim da etapa.