ETAPA 6

Estella a Los Arcos

21,5 KMS

Esta etapa atravessa cidades, florestas, montanhas e quase metade de um deserto. A única complicação é a subida a Monjardín. A partir deste ponto e até ao final da etapa o percurso fica em bom terreno, mas nos dias quentes a ausência de sombra torna difícil fazer uma pausa. Vale a pena parar em Villamayor, já que nos últimos 12 quilómetros é impossível comprar uma bebida. No Ayegui os visitantes podem desfrutar de um bom copo de vinho graças à Bodega de Irache. Em Azqueta, os peregrinos são obrigados a parar e conversar com Pablito, agora uma instituição na rota das peregrinações.

A saída de Estella pode ser um pouco desconfortável. É preciso regressar ao outro lado do rio Ega e seguir para sul nas ruas de San Nicolás e Camiño de Logroño. É um longo adeus, e colado a uma estrada com tráfego intenso desde o início do dia. Junta-se mais tarde à NA-1110.

Um bom ponto de referência é a rotunda com uma escultura de bronze precedida por uma estação de serviço. Neste ponto, os caminhantes devem virar à direita para uma área de jardim. A estrada entra na cidade de Ayegui, que de acordo com o mapa, foi absorvida pelo crescimento espetacular do seu maior vizinho. Após deixar uma fonte, há uma placa para o albergue de Ayegui, situado no fundo de um centro desportivo.

Depois de descer uma curta encosta, o percurso regressa à NA-1110. Do outro lado da mesma encontram-se as famosas Bodegas de Irache. Sob uma escultura de Santiago há duas torneiras. De uma das torneiras corre água e da outra o vinho. Acima dela está instalada uma webcam. Não perca a oportunidade de cumprimentar os seus entes queridos.

Alguns metros adiante chega-se ao mosteiro de Irache, o resultado de um medley de arquitetura medieval, renascentista e barroco. Isto mostra que tem vindo a prosperar ao longo dos anos, em parte devido à sua proximidade com o Caminho de Santiago, circunstância da qual tem beneficiado. Desde 1887, foi declarado monumento nacional.

Pode visitar a igreja e o claustro. É provável que acabe por se tornar um Parador de Turismo (Um hotel de luxo). A saída de Irache, no caminho, de terra e cascalho, continua até chegar a um cruzamento onde existem sinais para duas rotas diferentes para Los Arcos. A original passa por Azqueta, onde se encontrará uma das personagens mais famosas do Caminho. A outra, de Luquin, está bem sinalizada e é um pouco mais curta.

Via Azqueta -  Aqueles que optarem por visitar Azqueta (a grande maioria) voltarão à estrada, para a qual terão de percorrer alguns metros para entrar numa rota secundária bem sinalizada para os peregrinos. À esquerda, encontra-se o Hotel Irache, de três estrelas. Em frente, o Camping Iratxe, um grande lugar. O parque de campismo, com alojamento (em bungallows ou tendas), tem um restaurante, bar e supermercado. Uma vez deixado para trás, o caminho asfaltado termina e é substituído por um caminho de terra batida. A partir daqui, os viajantes passam por um pequeno túnel antes de entrarem no trilho de rutura das pernas rodeado de carvalhos, e apenas interrompido por uma estrada secundária e pouco tráfego. Uma placa danificada informa que esta terra já tinha sido o lar do hospital de Igúzquiza, agora desaparecido. Do outro lado da estrada, mais altos e baixos até chegar a Azqueta, uma pequena cidade que acolhe os peregrinos com um graffiti engraçado numa das suas paredes.

Esta aldeia tem um bar e uma casa de turismo rural, mas sem dúvida, a coisa mais famosa em Azqueta é Pablito, uma das personagens mais amadas e admiradas do Caminho de Santiago. De certa forma, é considerado o precursor das peregrinações contemporâneas. Pablito (ele não gosta de Pablo) espera habitualmente os peregrinos num banco à entrada da cidade. Pablito, uma personagem estranha, dá paus de aveleira, abóboras e conchas de vieira aos peregrinos que marcham na rota para Santiago. Revela também todos os seus segredos sobre as suas técnicas de marca registada para coordenar o pau com os seus pés. Um descanso para cada quatro passos. Nem mais, nem menos. Nos anos 60, Pablito foi uma das primeiras pessoas a fazer a peregrinação de Santiago de bicicleta. Desde então, ele completou o Caminho em inúmeras ocasiões. Ele próprio não se lembra de quantas.

A saída de Azqueta, num caminho que desce para a direita, passa por alguns edifícios agrícolas para depois virar à esquerda, para onde os caminhantes começam a subida de um quilómetro até Villamayor de Monjardín. Num caminho estreito e mal conservado, rodeado de vinhedos. Antes de chegar ao pico do lado direito, há uma fonte, Fuente de Moros, alguns metros antes de chegar a Villamayor de Monjardín. A XIII fonte (proveniente de um reservatório de água subterrânea) foi construída para saciar a sede dos peregrinos. Tem sido muito bem preservada. Note-se que de Villamayor de Monjardín a Los Arcos (12 km) não é possível comprar mantimentos. Os peregrinos só podem satisfazer a sua sede numa fonte próxima do cruzamento com a estrada para Urbiola, perto do início da viagem.

Como não pode ser de outra forma, a saída de Villamayor de Monjardín é uma descida por um caminho íngreme, adjacente aos vinhedos. Uma vez no sopé, o caminho começa um longo trecho reto através dos campos infinitos de Navarra. A única pausa da monotonia é um par de encruzilhadas, e o barulho da maquinaria agrícola do trabalho em terrenos agrícolas próximos. Para alguns peregrinos, torna-se uma viagem tediosa, pois o cenário não muda muito até à chegada de um pinhal, muito perto do final da etapa. Outros desfrutam deste passeio, bem sinalizado, com terreno favorável sobre um amplo caminho de terra batida. "Dá-me tempo para pensar", dizem eles. Em Los Arcos, uma antiga garagem foi convertida em zona de lugares sentados e acolhe os peregrinos antes de acederem ao centro da cidade.