ETAPA 5 (3B)

Sigueiro a Santiago

15,8 kms

Este Caminho chega ao fim. A última etapa do itinerário inglês percorre inteiramente as terras de Santiago de Compostela ao atravessar a ponte de Tambre. Há 16 quilómetros para saborear em cada passo, enquanto o peregrino espera para vislumbrar atrás de cada curso de água a cidade limítrofe de Compostela e a silhueta inconfundível da sua catedral. Esta é provavelmente a maior atração, dado que é uma rota com poucas referências patrimoniais ou arquitetónicas até, obviamente, à entrada no coração da capital galega, cujo centro histórico detém o título de Património Mundial pela UNESCO pela sua beleza, integridade monumental e significado espiritual.

No terreno, é um dia de dificuldade média, embora de curta distância. O peregrino pisa no asfalto e na terra até aos últimos 4 quilómetros, quando entra no centro de Santiago de Compostela ao longo das suas ruas urbanas. Existem apenas algumas encostas moderadamente íngremes que testam as pernas após dias de caminhada, embora não falte sombra ou abrigo para recuperar as forças. Também não faltam pontos de abastecimento, pontilhados ao pé da estrada nacional, paralelos ao percurso do Caminho dos Peregrinos para Santiago de Compostela.

O último dia do Caminho Inglês começa em Sigüeiro, capital do município de Oroso. Como não existe albergue público devido a um conflito económico entre administrações, o peregrino inicia o percurso a partir do albergue privado aberto na cidade ou em qualquer dos alojamentos do município. Os bares ao longo da estrada N-550 abrem de manhã muito cedo para oferecer o pequeno-almoço. Em qualquer caso, o ponto de partida está localizado no centro da pequena localidade, aceitavelmente equipada com estabelecimentos e serviços básicos.

Assim que começamos a caminhar, atravessamos a ponte medieval (século XIII) sobre o rio Tambre. Virar imediatamente à esquerda (junto à tabacaria) para encabeçar uma ligeira subida até à igreja de San Andrés de Barciela e ao cemitério, no lugar de Albeanas. O percurso continua paralelo ao leito do rio até um trilho à direita. Depois de uma subida sem demasiada importância, o caminho, ainda asfaltado, chega a uma bifurcação em frente a um velho muro de pedra. Virar à esquerda e depois atravessar a estrada AC-250 para entrar numa zona montanhosa ao longo de um amplo caminho de terra e pedra. Tem um começo difícil, com uma subida íngreme e não há muitos sinais de Caminho. No entanto, os cruzamentos sucessivos na rede de trilhos florestais estão visivelmente sinalizados.

Mais adiante, o caminho decorre paralelo à autoestrada AP-9 até atravessar uma passagem inferior que, em dias de chuva, pode ser muito lamacenta. A seguir, uma breve incursão numa estrada asfaltada passa junto a um grupo de casas, mas imediatamente a seguir entra noutro trilho florestal até chegar a Marantes, perto da estrada nacional. Existe um bar e um hotel (Hotel San Vicente), embora para lá chegar terá que se desviar cerca de 300 metros (à direita) da rota do Caminho dos Peregrinos para Santiago de Compostela.

Ainda paralelamente à N-550, chegamos ao cruzamento e à capela de Nuestra Señora de Agualada. A partir deste pequeno templo já se pode ver a estrada nacional sobre a qual o itinerário é traçado durante cerca de 100 metros. Embora a sinalização indicando o Caminho se encontre do outro lado da estrada, não é necessário atravessá-la, uma vez que o caminho se desvia por um acesso do lado esquerdo da estrada principal. Atravessa então uma passagem inferior que conduz a um moinho, perto da que é conhecida como Fuente del Inglés (a 10 quilómetros da catedral). Depois vire à esquerda, novamente paralelo à estrada nacional, embora agora à esquerda do peregrino e com um piso de terra. A rota Jacobean original, que praticamente seguia a linha da N-550 a partir daí, foi modificada em 2012, de modo que os marcos indicam agora uma rota diferente até chegar à zona industrial de Tambre. De acordo com o novo traçado, o Caminho é mantido por caminhos de terra, por baixo da ponte ferroviária e depois por outra sobre o pequeno rio Sionlla. Depois passa pelo local de O Barral. Uma vez passada esta área, a zona industrial é alcançada pela estrada Garabal, que conduz à estrada Galileo, já dentro da zona industrial de Tambre; um troço que não é muito, ou nada, visualmente agradável, embora seja o último sprint em direção à tão esperada e bela Compostela.

Ao entrar na zona industrial, deparar-se-á com o Café Bar Polígono, onde servem o pequeno-almoço e almoço a um bom preço. Há também máquinas de venda automática à porta. A partir daí atravessa-se a zona industrial em linha reta, passando duas rotundas até chegar à frente do cemitério amuralhado de Santiago, onde começa a Calle de las Mulas. O percurso encontra então a Rua Tambre, no cruzamento da qual existem bares e churrasqueiras. Alguns passos mais à frente, do lado direito, encontra-se uma farmácia. Esta é a entrada para a zona urbana de Compostela e restam apenas algumas centenas de metros para ver a catedral. A nova localização dos marcos, acima mencionada, implica também um desvio da rota original, que passava por Meixonfrío, onde havia uma estalagem em que os peregrinos se refrescavam. No entanto, seguindo o itinerário atual, saímos da rua Tambre e viramos à direita para a rua do Rio. É uma zona residencial com ruas dispostas em grelha, embora não seja necessário entrar em nenhuma delas, mas será necessário subir uma encosta de cerca de 100 metros para virar à esquerda imediatamente a seguir, contornando a urbanização pela rua Camiño do Vilares. Numa ligeira descida, o perfil do templo é finalmente alcançado pelo peregrino, a pouco menos de dois quilómetros de distância. Uma curva acentuada para a esquerda guia, ao longo da rua Guadalupe, para alguns degraus junto à Ponte Mantible, um aqueduto medieval construído pelo arcebispo Diego de Xelmírez no século XII para abastecer a cidade face à chegada próspera de peregrinos e comerciantes.

Atravessando o Parque Fermín Bouza por um caminho, chega-se à Avenida Castelao, nos arredores de San Caetano, sede administrativa do Governo galego e ao monumento ao peregrino executado pelo escultor José María Acuña.

Da Avenida Castelao, virar à direita ao longo da Avenida Juan XXIII até à Rua São Francisco (esquerda) para entrar na Praça Obradoiro, ao pé da esplêndida Catedral de Santiago. Este é o fim do Caminho, mas ainda há muito mais a descobrir na cidade, não sem antes cumprir o ritual de parar em frente ao imponente templo, validando a merecida credencial Compostela e derretendo-se num abraço com o Apóstolo no altar principal da catedral.